quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Cidade prossegue com campanha de prevenção ao câncer de mama

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    As mulheres que compareceram ao Posto de Saúde Cláudio Ribeiro receberam orientações
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Crianças atendidas pelo CRAS Norte fizeram uma apresentação de canto durante o evento
Publicada em: 24 de outubro de 2018 - 16h48Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Durante todo o ano, a Prefeitura promove a assistência integral à saúde das mulheres. Este mês, durante a campanha Outubro Rosa, o foco das ações é intensificado. Dentro da programação, estão sendo desenvolvidas atividades nas unidades básicas e de Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é priorizar o cuidado da mulher quanto ao acompanhamento de saúde, de forma a possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama.
As ações de assistência integral à mulher são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Saúde da Mulher. O Município vem trabalhando continuamente para melhorar os serviços prestados.
“A Secretaria de Saúde está reunindo esforços para ampliar as equipes de atenção básica e a oferta dos serviços, a fim de garantir o atendimento com equidade”, explica a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Michella Câmara.
EXAMES – As mulheres devem conhecer o seu corpo, tocando as mamas como rotina. Conhecer o próprio corpo é essencial para identificar alterações que devam ser investigadas pelos especialistas.
Para o diagnóstico do câncer de mama, o exame indicado é a mamografia, confirmado por meio do exame de biópsia; ambos realizados na Rede Municipal. A biópsia é solicitada pelo mastologista, de acordo com cada caso. As mamografias são solicitadas por médicos ou enfermeiro dos postos de saúde e são agendadas pela Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria (Coga), de segunda a sexta-feira, das 8h às17h.
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde/Instituto Nacional de Câncer (Inca), mulheres a partir de 50 anos devem fazer a mamografia a cada dois anos com resultado não alterados. Quando a mulher apresenta fatores de riscos ou grau de parentesco próximo com câncer de mama, é indicada a realização da mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário