terça-feira, 23 de outubro de 2018

Prefeitura realiza curso para profissionais de Educação Física

2018-10-23 10:23:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
fachada de um imóvel semelhante a uma casa, com muro de pedras
Foto: Rui Porto Filho
Inscrições vão até sexta-feira (26)
O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Prefeitura de Macaé, inicia neste sábado (27) os cursos de Fundamento de Gerenciamento de Projetos e de Primeiros Socorros para profissionais de Educação Física. A programação será ministrada pela equipe do Conselho Regional de Educação Física (Cref).
Os interessados devem se inscrever na sede do espaço, até sexta-feira (26), com documentos pessoais. Na segunda-feira (29) começam as aulas de Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética. Já a nova turma de Designer de Sobrancelha inicia dia 6 de novembro. Os módulos fazem parte da grade de 21 cursos e atendem candidatos que já foram matriculados quando foi aberto o processo seletivo para cerca de 800 vagas.

O objetivo é formar profissionais para atuar na geração de renda e qualificação profissional. De março a outubro, cerca de três mil pessoas foram beneficiadas com cursos gratuitos do Cetep. Vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, o Cetep é reconhecido por ser recorde de público nas inscrições.

No último edital público, o espaço abriu vagas para os novos cursos de Manicure e Pedicure para Iniciantes, Cerimonialista e Técnicas Básicas de Arbitragem para Futebol de Sete, este desenvolvido junto à Associação Macaense de Árbitros e Desportos do Estado do Rio de Janeiro.

São oferecidas aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, para pessoas a partir dos 16 anos. Com duração média de três meses, os cursos seguem os seguintes eixos: ambiente e saúde; comunicação e informação; produção cultural e design; gestão e negócios; desenvolvimento educacional e social; turismo, hospitalidade e lazer; desenvolvimento educacional e social; ambiente e saúde (beleza), saúde e desenvolvimento educacional e social. "Nossos alunos obtêm conhecimentos básicos em uma programação com curso rápidos, que possibilitam novos horizontes ", ressaltou.

Participantes aprovam capacitação

Os cursos, que têm como foco o desenvolvimento de habilidades profissionais de aplicação direta no trabalho, atrai pessoas de várias idades e com perfis diferenciados. Sabrina Damasceno, aluna do curso de Informática Básica, enxerga na qualificação profissional uma oportunidade para melhor ingressar no mercado de trabalho. "Estou me aprimorando para ter chances na área administrativa, que é o meu ramo", comentou.

O colega de turma, o aposentado Carlos Alberto dos Santos admitiu a necessidade de se aperfeiçoar para ficar antenado. "Estou gostando muito do curso. Me inscrevi para ficar atento às novidades", contou o morador do Aeroporto.

Moradores de várias áreas de Macaé participam do curso. Bianca Ferreira faz questão de sair da localidade de Serra Escura, na região serrana, para fazer parte do curso de Design de Sobrancelha. "Quero me profissionalizar para abrir meu próprio negócio. Já faço unha em casa, mas vi a necessidade de aprender sobre as técnicas de arte com sobrancelha, em especial de henna", pontuou.

Aluna do módulo de Auxiliar Administrativo, Ana Cristina Alves destacou a capacidade didática dos professores. "Gosto muito do Cetep. Fiz questão de me inscrever, pois os cursos são de qualidade", assinalou.

Artesanato está entre as qualificações

Aprender técnicas de bordado, vagonite, crochê e pintura fazem parte das Oficinas Básicas de Artesanato. Cláudia Vera Ferreira frisou que já está pensando em produzir para as festas de fim de ano. "O curso é maravilhoso. Estamos aprendendo muito. Poderei presentear parentes com algumas peças produzidas por mim", ressaltou.

Outro curso que é sucesso de procura é o de Auxiliar de Panificação e Confeitaria, que conta com uma padaria-escola e é implementada com parceiros como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que doou equipamentos para o espaço e ministra palestras sobre a área de nutrição e afins. Outra parceria é com os supermercados, que recebem alunos para visitas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário