terça-feira, 30 de outubro de 2018

Obmep é aplicada pela primeira vez para 4º e 5º anos

2018-10-30 17:25:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
foto de alunos em sala de aula.
Foto: Divulgação
Cerca de 6 mil alunos, do 4º e 5º anos de 44 escolas municipais, participaram da avaliação

Cerca de 6 mil alunos, do 4º e 5º anos de 44 escolas municipais, participaram, nesta terça-feira (30), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep-nível A). Esta é a primeira vez que a avaliação direcionada aos dois últimos anos do primeiro segmento é aplicada nas redes municipal, estadual e federal. A ampliação da prova tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.


Na avaliação, os estudantes responderam 20 questões de múltipla escolha e raciocínio lógico e tiveram a oportunidade de preencher cartão-resposta. A prova movimentou as escolas municipais que atendem o primeiro segmento do Ensino Fundamental. Sara de Oliveira, Vitória Nunes e Anna Beatriz Neves são alunas da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar (Centro) e elogiaram a prova. "Gostamos. Foi boa. Fiz a prova com atenção. Matemática é minha disciplina preferida", conta Anna Beatriz.

Para a professora do 5º ano, Rita Barbosa, esta é a chance de avaliar os avanços e dificuldades dos estudantes. "Provas como estas são fundamentais", observa. Da mesma opinião é a diretora adjunta, Renata Beliene. "A Obmep é uma chance de verificar o que precisa melhorar no processo de ensino. Esta é uma forma de resgatar a importância da matemática no dia a dia", destaca.

A Obmep alcança os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio e, desde 2017, inclui os de escolas particulares. Os alunos participantes da Obmep-2018 são divididos em três níveis de acordo com o grau de escolaridade. Estudantes de nível 1 são os que estudam no 6º e 7º ano; nível 2 os do 8º e 9º ano e nível 3 matriculados em qualquer ano do Ensino Médio. Este ano, os alunos da rede municipal fizeram parte da primeira e segunda fases da 14ª Obmep.

De acordo com a coordenadora de Matemática (6º ao 9º ano), Vanessa Arenari, a Obmep-nível A tem como finalidade estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para melhoria da educação básica, promover a difusão da cultura matemática e identificar jovens talentos. "Orientamos os professores que a aplicação da avaliação seja mais um estímulo para o estudo. A proposta é que a disciplina seja um instrumento para formação da cidadania", conta.

Olimpíada em Macaé

Macaé é uma das cidades participantes da Olimpíada que conquistou inúmeras medalhas de ouro, prata, bronze e centenas de menções honrosas. No ano letivo de 2017, a educação de Macaé conquistou uma medalha de prata, seis de bronze e 27 menções honrosas. Entre as escolas premiadas estão Polivalente Anísio Teixeira (três medalhas de bronze, uma de prata e quatro menções honrosas); Cláudio Moacyr de Azevedo (uma medalha de bronze e duas menções honrosas) e Sana (uma de bronze e quatro menções honrosas). Além disso, o Colégio Municipal Sana e professor Uilson Franco Marinho (Polivalente Anísio Teixeira) receberam uma premiação especial.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário