sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013

FESTA DE MOMO COMEÇA
 NESTE SÁBADO EM CABO FRIO
                                                                                                      

Sábado, 9 de fevereiro. Oficialmente, é o dia de início dos festejos de Carnaval em todo o país. Em Cabo Frio, no entanto, o “Carnaval Amor e Paz” já começou há uma semana. Para quem quer aproveitar, a agenda tem uma série de opções para curtir a folia.

No total, nove blocos têm atividade neste sábado. O primeiro deles é o recém-criado “Água da Fonte”, que se reúne no Itajuru, mas fica somente na concentração. Além dele, o “Amigos Para Sempre”, do Jardim Caiçara, também concentra, mas não desfila. Os demais sete blocos desfilam normalmente, sendo um no Manoel Corrêa (“Boi Cabrunco”), dois em São Cristóvão (“Alcoolância”, que vai até a praia do Forte e retorna ao bairro; e “Azul e Branco”), um no centro (o tradicional “Que Merda é Essa?”); um na Praia do Siqueira (“NUCEP”) e dois no “corredor da folia”, no pedaço da Avenida do Contorno em frente à Orla da Praia do Forte entre a Arena dos Blocos, ao lado da Duna Boa Vista; e o Portal da Folia Solidária, em frente à Praça do Turismo: o Bloco da Educação Física e o Bloco Evidence.


Trio Ternura é atração na Praia do Forte 

À noite, depois de todos os blocos, segue a programação do “Carnaval Amor e Paz” com mais um show no palco montado na Praia do Forte. Com início previsto para as 23h, o show do “Trio Ternura”, formado por Dhum Neves, Jhama e Thiago Martins, que está deixando o grupo nos próximos dias.
"Trio Ternura" é um grupo de amigos que une talentos múltiplos a um repertório eclético que faz a platéia vibrar e cantar. Conhecidos do grande público, os três integrantes têm carreiras independentes, mas se juntaram com o objetivo de fazer música boa e entretenimento. São eles: o vocalista Thiago Martins, que além de ter atuado nas novelas "Da cor do pecado", "Belíssima" e “Insensato Coração” tem inúmeras passagens pelo cinema em filmes consagrados como "Cidade de Deus" e "Era uma Vez" e “5x Favela”.
No comando da voz e do violão, Jhama, tem uma história com a música desde os 13 anos, tendo em seu currículo composições de sucesso e turnês pelo mundo, incluindo o Japão, numa das casas mais famosas de Tókio. Ator, músico e compositor, Jhama acaba de estrear como protagonista do longa "No meu lugar”, escrito e dirigido Eduardo Valente.
Já o percussionista Dhum Neves, iniciou sua carreira na música com apenas 11 anos e participou da banda "Ki-prazer" que fez sucesso no Rio de Janeiro tocando pelos quatro cantos do país.

Brincareta retorna em grande estilo 

O sábado marca o retorno da Brincareta ao Carnaval de Cabo Frio. O bloco terá concentração em frente à Arena dos Blocos, no bairro da Passagem, a partir das 13h. O desfile começa às 14h, arrastando foliões pela orla até a Praça da Secretaria de Turismo, na Praia do Forte, onde acontecerá um grande baile popular.
Criada em 2000, a Brincareta foi idealizada com o objetivo de resgatar a antiga tradição bonequeira, manifestação cultural que vinha se perdendo na cidade. E nasceu através das mãos e do talento de vários artistas e pesquisadores da cidade. Além dos bonecos, o bloco também é composto por músicos que embalam a Brincareta com antigas marchinhas que resgatam a história do carnaval. Ao todo 35 bonecos gigantes lembram grandes figuras da história de Cabo Frio. E, este ano, uma nova personalidade será homenageada: o artista plástico Torres do Cabo, falecido em novembro de 2011.

Folia Alternativa: para quem não curte o Carnaval tradicional 

Para quem está em Cabo Frio no Carnaval, mas não é fã de samba, axé e dos agitos dos trios elétricos e dos blocos tradicionais, a Secretaria de Cultura criou uma opção: a “Folia Alternativa”. Foi montado um espaço no Canto do Forte, com shows a partir das 22h. No cardápio, rock, blues, MPB, hip-hop e reggae em dois dias: hoje e na terça-feira (12/2).
Programação nos bairros não pára 

Durante todo o dia, shows e trios elétricos acontecem em diversos pontos de Cabo Frio. Em Tamoios, além dos desfiles locais no primeiro circuito de blocos do distrito, dois trios elétricos se concentram simultaneamente na Orla de Unamar e na Orla de Santo Antônio à tarde, a partir das 16h; e à noite, a partir das 23h. Há também shows no Guriri (a partir das 15h), na Praia do Siqueira, no Peró, em São Cristóvão, em Maria Joaquina e no Jardim Esperança (em todos esses bairros, a partir das 23h).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SÁBADO DE CARNAVAL 

BLOCOS – CABO FRIO Água da Fonte – Concentração iniciou às 11h na Rua Elias Gomes, no Itajuru. Términou às 17h (o bloco concentra, mas não sai)
Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)
Boi Cabrunco – Concentração às 15h na praça do Manoel Corrêa. Saída às 17h, desfilando pelo bairro. Término às 19h.
Bloco da Educação Física – Concentração às 16h no Portal Folia Solidária dos Blocos. Saída às 17h em direção à Orla da Praia do Forte, retornando na Praça das Águas em direção ao Portal Solidário. Término, 19h
NUCEP – Concentração às 17h na Rua Luis Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira. Saída às 19h com desfile no bairro, terminando no Portal Solidário do bairro. Término às 21h.
Bloco Evidence – Concentração às 17h na Arena dos Blocos. Saída às 20h em direção à Avenida Litorânea (Portal Folia Solidária dos Blocos). Término às 22h.
Alcoolância – Concentração às 19h na Av. Expedicionários da Pátria, 990. Saída às 20h, em direção à Avenida Joaquim Nogueira, passa pelo Braga, vai até a Orla da Praia do Forte e retorna a São Cristóvão.
Que Merda é Essa? – Concentração às 18h na travessa Fernandes, esquina com rua Major Belegard. Saída às 20h em direção à Avenida Nossa Senhora da Assunção, com destino à Avenida 13 de Novembro até o Bar da Costela – esquina com rua Jorge Lóssio. Término às 22h
Azul e Branco – Concentração às 18h30 no Portal Solidário da Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão. Saída às 20h, em direção à avenida Joaquim Nogueira, retornando à Praça de São Cristóvão.
BLOCO – DISTRITO DE TAMOIOS
Bloco Cara Preta – Concentração: 14h, Saída às 15h da Orla de Santo Antônio.

BRINCARETA 

Concentração às 13h, Saída às 14h da Passagem em direção à Praça do Turismo.
SHOWS
Guriri – 15h – Jero
Jardim Esperança – 23h – Timbalaê
Maria Joaquina – 23h – Os Mineirinhos
Praia do Forte – 23h – Trio Ternura
Praia do Siqueira – 23h – Tatá
Peró – 23h – Jero
São Cristóvão – 23h – Vem no Klima
Santo Antônio (trio elétrico na orla) – 15h – Sempre Assim / 23h – Nada Igual
Unamar (trio elétrico na orla) – 15h – Nada Igual / 23h – Sempre Assim
FOLIA ALTERNATIVA – CANTO DO FORTE
Raizera (Regional) - 22h
Mano Gláucio convida Invadindo o Recinto (Hip-Hop) - 22h50
Naíra (Rock) - 23h40
Azul Casu (MPB) - 0h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário