sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL NO DISTRITO DO SANA


Distrito do Sana apresenta 

"Projeto Sambando"




Atuando na região serrana de Macaé, o Projeto Sambando, do Núcleo Social de Cultura e Arte do Sana, apresenta para o carnaval 2013 o enredo “O mundo acabou e você não viu? Abre o olho, a Nova Era já surgiu! Promessas e previsões para o Planeta Amor”. O desfile acontece neste domingo (10), às 15h. O bloco conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur) e da Liga Independente das Escolas Carnavalescas de Macaé (Liecam).O enredo deste ano marca o início da nova fase dos carnavais do Sambando. Depois de ter contado sobre a chegada dos suíços no Sana, sobre as tradições do lugar, lendas, mistérios, seu povo e suas belezas naturais, além de ter apelado pela preservação do local, o carnaval 2013 será diferenciado.

O bloco vai abordar um assunto polêmico, como o dito Fim do Mundo, anunciado em 2012. O objetivo é levar para a rua um pouco de cada vertente que anunciou a nova era, como os alquimistas, as crianças índigo e cristais, os símbolos da nova era, o alinhamento galáctico, as eras regidas pelos zodíacos como a de aquários, os sete raios cósmicos e as cidades etéreas, Shambhala, Shangri-La e Aruanda. O projeto prevê também o desfile do Bloco Maracatu Nação Flor das Águas, que é mais um dos braços do Sambando. A ideia é reunir o trabalho de pesquisa sobre a cultura, tradição, ritmos e costumes do maracatu em um espetáculo de música e dança. O desfile conta com um cortejo que vai percorrer a rua principal do Arraial do Sana, além de um show na Feira da Integração Social Cria Sana e, em seguida, uma grande ciranda é realizada, convidando todo o público a se integrar e festejar. O cortejo e show acontecem no domingo de carnaval, dia 10/02.

O Sambando surgiu em 2003. Desde então, o projeto sócio cultural promove oficinas de percussão com o intuito de resgatar a autoestima e a formação musical das crianças, jovens e adultos do Sana. Em 2006, é realizado o primeiro desfile com enredo dando o pontapé inicial ao projeto “7 Sambas. Contando a história do Sana através de sambas enredo”. A partir daí, o bloco passa a ser dividido em alas com comissão de frente, baianas, pernas de pau, ala das crianças, ala dos adultos, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, madrinha, rainha e bateria.O projeto “7 sambas. Contando a história do Sana através de sambas enredos” tem o objetivo de resgatar a história do local, valorizando o folclore e a cultura popular do Sana.

O objetivo é a publicação de um livro e um documentário de cunho social e integrador com tudo que foi pesquisado sobre o lugar. O material será oferecido nas escolas municipais de Macaé, expandindo o conhecimento sobre a cidade.Com elementos garimpados no lixo das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, o bloco sempre trabalhou com material reciclado e com responsabilidade ambiental. Quem quiser participar do desfile do Sambando basta entrar em contato com a produção e agendar a ida ao barracão para confecção da sua fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário