sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS DE RIO DAS OSTRAS

Cidade sedia evento ciclístico internacional

Audax 2013 reúne ciclistas de todo o
 País e culmina com o Circuito Paris-Brest-Paris

No próximo dia 3 de março, Rio das Ostras dará início à primeira etapa do Audax Rio 2013. Evento ciclístico internacional não competitivo, o Audax atrai ciclistas de todo País e tem como principal objetivo a superação dos limites em provas de longa distância. O evento tem apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e do Convention & Visitors Bureau.


Mais de 100 ciclistas de vários estados já confirmaram presença e comparecerão à largada da prova, que compreende 200 km e que este ano, terá início às 8h, na Av. Costazul, s/nº, em frente ao Restaurante Ponto Tropical.


Esta é a primeira etapa do Circuito 2013, que culmina com o famoso Circuito Paris-Brest-Paris, de 1200 km. Para participar do trajeto na França, os cliclistas precisam completar, além da prova de 200 km, os circuitos de 300 km, 400 km e 600km para obterem o Brevet (atestado que os capacita a integrar o Paris-Brest-Paris).


Para a secretária de Turismo, Carla Ennes, Rio das Ostras "abraçou" o Audax Rio. Segundo ela, o município possui todas as características para a realização do evento, além de estimular o desenvolvimento do turismo esportivo na cidade. “Rio das Ostras tem tudo para a realização destas provas de longa distância: lindas paisagens, trajetos planos com pouca dificuldade e infraestrutura para receber os atletas participantes e os turistas que vêm acompanhar as provas", disse ela.


De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, apoiar o Audax 2013 faz parte do projeto ‘Rio das Ostras Cidade Bike’, da Secretaria, que pretende difundir o ciclismo a partir da realização de eventos. “São muitos os benefícios do esporte para a melhoria da qualidade de vida da população, além da saúde, o ciclismo envolve também sustentabilidade e mobilidade urbana”, destaca o secretário.


Além do apoio das secretarias de Esporte e Lazer e do Turismo, o evento também é realizado em parceria com a BikeRO.


Audax nas Escolas

Desde 2010, todo o encanto natural de Rio das Ostras e região atraiu o evento para o município. Mas, o organizador, Thiago Gomes, viu na região outras características fundamentais para a implantação do Audax na localidade. Em 2013, o alvo do organizador são os alunos da Rede Municipal. O projeto “Audax nas escolas” prevê a criação de uma prova de 50 km para os alunos com data inicial em 16 de junho.

“Nosso intuito é criar ciclistas para provas de longa distância. Devemos romper as barreiras da expressão ‘quilômetros’. Se colocarmos os jovens para pedalar do Centro ao Parque Municipal, ele já terá percorrido 50 Km, com isso, as distâncias não assustarão mais os participantes. E teremos muitos atletas crescendo com qualidade de vida”, argumentou Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário