quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SERVIÇO HUMANITÁRIO

Macaé acolhe cidadãos em situação de rua


Acolhimento é feito em um local específico, ao lado do Terminal Central.
A Prefeitura de Macaé desenvolve um trabalho específico para cidadãos em situação de rua: o acolhimento em um local específico, chamado Centro Pop, onde, depois de avaliações, são encaminhados à Pousada da Cidadania. Abordagem social, acolhida, entrevistas, encaminhamentos para redes de serviços de saúde, habitação e educação são alguns dos trabalhos prestados por profissionais da Prefeitura, dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds). 


O Centro Pop, que fica na Rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central, é um serviço socioassistencial no qual há oficinas de reflexão, terapia ocupacional, atendimento psicossocial, orientações jurídicas, além de contato e busca da família de origem. Em alguns casos, a prefeitura fornece o suporte para retorno à cidade de onde essas pessoas vieram.

A partir do diagnóstico da equipe do Centro Pop, constituída por assistentes sociais, psicólogos e advogados, o indivíduo em situação de rua pode ser inserido na Pousada da Cidadania, ou não, com o suporte do Centro de Referência em Assistência Social (Creas). Todo caso de violação de direitos, estando em situação de rua - criança, idoso, mulher - deve ser comunicado ao Creas.


Equipe de coordenadores da Semds está trabalhando para atuar em prol da população em situação de rua. Semana passada, representantes dessa secretaria estiveram na secretaria estadual de Direitos Humanos e Assistência Social, no Centro do Rio de Janeiro, em um trabalho de reordenamento dos serviços especializados para aquelas pessoas. Participaram de Macaé os coordenadores de projetos como a Pousada da Cidadania, do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e do Centro Pop.

Para a realização desse trabalho, serão devidamente respeitados parâmetros e princípios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Ministério de Desenvolvimento Social, além da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Assistência Social.

Com o trabalho, Macaé acolhe os moradores de rua, respeitando a individualidade de cada um, suas necessidades e interesses, de acordo com a realidade específica daquele ser humano que é denominado popularmente como mendigo. O objetivo principal é que o morador de rua faça a construção de um novo projeto de vida.

O intuito dos profissionais da secretaria de Desenvolvimento Social é que a comunidade macaense tome ciência do seu papel, trabalhando em conjunto com o poder público para criar possibilidades de acolhimento e apoio para estas pessoas. A ideia é que, se bem assistidas, essas pessoas possam mudar de vida e colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Existem casos atendidos em Macaé, em que esses cidadãos, após acolhimento na Pousada da Cidadania, conseguiram construir um novo projeto de vida, arrumaram emprego, e mudaram suas realidades de vida.

A Prefeitura de Macaé trabalha para que seus profissionais ajudem a elevar a autoestima dessa população de rua, disseminando a ideia de que quem se ama se cuida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário