quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TRADIÇÃO CARNAVALESCA

Bois pintadinhos uma tradição 

com mais um século em Maca

 
Uma das mais tradicionais manifestações do Carnaval de Macaé avança gerações e chega a 2013 como um dos desfiles mais esperados na Passarela do Samba. Há mais de 100 anos, os bois pintadinhos levam alegria aos bairros da cidade, e na época de Carnaval é praticamente impossível não se deparar com algum deles pelas ruas da cidade.
 
Macaé é recordista em números de blocos de bois no país, com mais de 90 grupos de bois divididos nos diversos bairros da cidade. Para a alegria dos foliões, a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) e a Prefeitura, promovem sempre no primeiro dia de Desfile das Escolas de Samba, o concurso oficial dos “Bois Pintadinhos”, que este ano acontece no próximo sábado, dia 9, a partir das 21h.

A tradição é tão apaixonante entre os foliões, que alguns encaram a disputa na avenida com grandes torcidas e se mantêm conectados na internet com páginas oficiais, é o caso dos bois “Suave Veneno” e “Rei da Barra”, tradicionais e campeões no concurso. Os adeptos das torcidas podem acessar as respectivas páginas em www.reidabarra.com e www.boisuaveveneno.com.br, cada torcida confecciona até abadás personalizados para a disputa ficar ainda melhor.

Para o concurso deste ano, a ordem segue com a presença de 50 grupos oficiais: Imperador de Santana, Piranha, Tufão, Galã de novela, Piranhão Junior, Godizila, Tabajara, Piranhão, Catalunynha, Pedreira, Xaropinho, Imperador MV, Garanhão, Major, Tranquilão, Matozo, Rei do gado, Remedinho, Belo, Creu, Molejo, Furacão, Katarina, Tchelsea, Bob Marley, Suave Veneno, Foguinho, Gabriel, Katucadão, Zeca MV, Du Red, Mudo e Teimosinho.

A lista prossegue com os bois pintadinhos: Taradão, Lacoste, Tipo Rei, Riquinho, Red Bull, Matozão, D’Kota, Satanistão, Vaca Mimosa, Arraza Nem, São Jorge Império, Sol da meia noite, Tenente, Falcão, Ladeira, Rei da Barra. Entre os que pintadinhos que mais ganharam concursos, estão bois: Alzirão, Catalunynha, Celebridade, Bob Marley, Falcão, Ladeira, Matosão, Rei da Barra e Suave Veneno.

Na competição, os jurados analisam e julgam os quesitos: Bateria, Animação, Evolução e Originalidade. A apuração do Concurso Oficial dos Bois Pintadinhos acontece no domingo, dia 10, a partir das 10h, na Cidade do Samba, Linha Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário