terça-feira, 31 de março de 2015

Dilma: Liberdade de imprensa é um dos principais esteios para prestar contas e zelar pela democracia

"Desejo ao ministro Edinho imenso sucesso em suas novas funções. Vão lhe exigir muito trabalho, muita dedicação", disse Dilma ao ministro Edinho Silva. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
“Desejo ao ministro Edinho imenso sucesso em suas novas funções. Vão lhe exigir muito trabalho, muita dedicação”, disse Dilma ao ministro Edinho Silva. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
A presidenta Dilma Rousseff afirmou que as liberdades de expressão e de imprensa são a grande conquista do processo de redemocratização do País. O discurso ocorreu na posse de Edinho Silva como novo ministro daSecretaria de Comunicação Social da Presidência da República, nesta terça-feira (31), no Palácio do Planalto,
Para Dilma, a população deve ter o direito de criticar e de apoiar o governo sem consequências e sem repressão. É preciso ter liberdade de ir às ruas reivindicar direitos ou simplesmente protestar. No Brasil, nós temos de saber conviver com isso. Quem, como eu, viveu sob uma ditadura, sabe o imenso valor da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa”, destacou.
“Tenho reiterado, em várias circunstâncias, que preferimos o barulho das vozes na democracia ao silêncio oprimido das falas escondidas nas ditaduras”, finalizou a presidenta.
Dilma destacou também o papel do governo de levar transparência à população por meio da comunicação pública. “O governo tem o dever de levar informação pública à população. Deve mostrar suas ideias, propostas e realizações. Deve explicar suas decisões, defender seus critérios e conversar com o povo por todos os meios legítimos que tiver à sua disposição. O governo precisa levar à frente a comunicação”, defende.
Dilma Rousseff também afirmou que é obrigação do governo, também por meio da Secom, explicar à população sobre o momento em que o país passa, de ajuste fiscal e austeridade com as contas públicas.
“Temos obrigação de explicar ao povo que passamos por uma conjuntura que exige maior rigor nos gastos públicos e ajustes para que o país volte a crescer o mais breve possível. Tenho certeza de que o ministro Edinho seguirá esta linha de atuação para a comunicação do governo”, declarou. E reafirmou apoio ao ministro em sua nova missão.
“Asseguro ao ministro Edinho todo o meu apoio, pois um governo democrático e, eu tenho certeza, com as convicções do Edinho, nós devemos sempre prestar contas à população e, sobretudo, e acima de tudo, zelar pela nossa democracia, que tem na liberdade de expressão e de imprensa um dos seus principais esteios”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário