Notícias
Corredores dão show de animação e energia na Corrida da Mulher
Publicada em 29/03/2015, às 11h24 | Atualizada em 29/03/2015, às 11h35
Com o sol radiante e a temperatura a 31º C, neste domingo (29), a animação predominou entre os 800 atletas que participaram da IX Corrida da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid). Quem ultrapassou a linha de chegada ganhou medalha de participação.
A prova teve 5km e foi disputada na avenida Dante Michelini, do píer de Iemanjá até a avenida Adalberto Simão Nader, sendo cumprida em menos de 20 minutos pelas três primeiras colocadas.
Diversas participantes esperam por esse momento o ano todo e, em 2015, as inscrições se esgotaram no primeiro dia. Essa corrida, além de estimular a prática de esportes, chama atenção para a defesa dos direitos das mulheres.
Na primeira fila estava Rosilene Santana, 45 anos, moradora do Barro Vermelho, em Vitória, casada e com um casal de filhos, que corre para aumentar a autoestima e a saúde. "Eu também apoio essa mensagem de lutar pelos direitos das mulheres", disse.
Todo o trajeto estava sinalizado com marcações a cada quilômetro e com a presença de monitores e orientadores. Houve medição de glicemia e pressão arterial, com apoio da equipe da Secretaria Municipal de (Semus), que também distribuiu preservativos femininos. Uma mesa farta com diversas frutas também foi oferecida ao final da corrida. Uma aula de zumba agitou os corredores na largada.
Vencedoras
Em menos de 20 minutos, as três primeiras mulheres cruzaram a linha de chegada. Alegre com a vitória e com sua medalha no peito, a vencedora da corrida, Rosiméria Vicente do Nascimento, 26 anos, de Cariacica sede, completou a prova em 18m23. Ela avaliou a competição como moderada. “Há um ano faço corridas e hoje consegui me superar, já que o tempo nos treinos era de 22 minutos”.
André Sobral
Suzana Pacífico e Rosiméria Vicente foram a segunda e primeira colocadas, respectivamente
A atleta carioca Suzana Pacífico Rosa, 26 anos, moradora de Vila Velha há quatro anos, chegou em 2º lugar, com o tempo de 18m30’. Pela terceira vez ela participa desse evento.
A engenheira civil Synara Sales, 42 anos, concluiu a prova em 18m39 e avaliou que a conquista é resultado de seu condicionamento físico. “Pratico corrida diariamente, com o foco na saúde, sempre me alimento bem visando melhor qualidade de vida”. No ano passado, ela ficou em primeiro lugar e contou que, este ano, só queria confraternizar com as participantes e dar a largada nas corridas de 2015.
Diversos homens participaram da IX Corrida da Mulher. Entre eles estava Gustavo Rodrigues Alves Júnior, 16 anos, que acompanhava a mãe, o pai e uma prima. Morador de Santa Teresa, ele saiu cedo com o grupo de 30 pessoas que foi prestigiar o evento.
O prefeito Luciano Rezende também compareceu e parabenizou a todas pelo Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado em 8 de março. “Esse momento é ótimo para uma confraternização e todas estão de parabéns”, destacou. Ao lado dele, estava o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, que também foi prestigiar o evento.
Premiações
Este ano, houve mudança na premiação das participantes, que não receberam dinheiro. As três primeiras mulheres inscritas que ultrapassaram a linha de chegada na categoria “Geral” receberam troféus.
Como houve a permissão para que os homens também participassem, eles receberam medalhas. Todos usavam a camiseta com a inscrição "Uma vida sem violência é direito de todas as mulheres".
Informações à imprensa:
Janete Carvalho (jocarvalho@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5573
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário