terça-feira, 31 de março de 2015

Programação da Malhação de Judas terá dois dias de shows de samba, brega e carimbó

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 30/03/2015 10:58

  • / TRADIÇÃO POPULAR / 30/03/2015 10:58

    Bonecos simbolizam o traidor de Cristo e os traidores da população


Já estão em fase final os preparativos para a tradicional Malhação de Judas, que acontecerá nos dias 03 e 04 de abril, na Avenida Fernando Guilhon com a Avenida Alcindo Cacela. A música está garantida na programação com shows que vão do brega ao carimbó. As apresentações serão apartir das 21h da Sexta-feira Santa, na carreta palco e no palco montado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
O empresário Marcos Queiroz, morador da Avenida Fernando Guilhon, onde acontece o evento, acredita que esse tipo de tradição é positiva para a comunidade. “Essa manifestação religiosa é muito importante para que tenhamos contatos com nossos vizinhos, a programação é em nossa rua e a interação com todos é bastante importante”, defende.
A Malhação de Judas é uma tradição de comunidades católicas realizada no sábado de aleluia e simboliza a punição e morte de Judas Iscariotes, o apóstolo traidor de Jesus Cristo. O evento consiste em espancar o infiel representado pelo boneco forrado de serragem, trapos ou jornais. Nas comunidades da Cremação e Condor, a destruição dos bonecos ocorre ao meio-dia.
Heliana Jatene, presidente da Fumbel, explica que, acima de tudo, apoiar a programação é ajudar a preservar essa tradição popular nos bairros de Belém. “Para a Fumbel é muito importante fortificar qualquer tipo de cultura que agregue pontos positivos para nosso município, por se tratar de um evento religioso onde todos interagem uns com os outros é muito importante que a Fumbel se faça presente, dando o apoio necessário para que tudo saia como o planejado”, pontua a presidente.
Marcos Marques, diretor Cultural da Fumbel, afirma que a programação anima milhares de pessoas todos os anos e ganha reconhecimento e apoio do poder público. “É uma diversão saudável que merece a atenção da Fumbel”, relata marcos.
Programação:
CARRETA PALCO
Dia 03 de Abril - Grupo Bola Samba – 21h
Dia 03 de Abril - Caravana do Brega – 22h30
PALCO
Dia 03 de Abril – grupo de pagode Samba Vip.com – 21h
Dia 03 de Abril – Banda Fruto Sensual – 23h
Encerramento – 01h
CARRETA PALCO
Dia 04 de Abril – Grupo de carimbó Verequete – 09h30
Dia 04 de Abril – Dj Assayagy e Tony Wald – 10h30
Texto: Hugo Figueiredo
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Fundação Cultural de Município de Belém (FUMBEL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário