segunda-feira, 30 de março de 2015

Provinha Brasil segue nesta terça

30/03/2015 17:34:00 - Jornalista: Joice Trindade
Estudantes do ensino fundamental realizando a provinha em sala de aula.
Foto: Moisés Bruno
Objetivo é avaliar o nível de alfabetização em leitura e matemática de 3.066 estudantes
Segue nesta terça-feira (31) a aplicação da primeira etapa da Provinha Brasil. O objetivo é avaliar o nível de alfabetização em leitura e matemática de 3.066 estudantes da rede municipal, matriculados no segundo ano de escolaridade. Em Macaé, estão sendo avaliadas 141 turmas de 48 escolas da área central e Serra. A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica, que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no segundo ano de escolaridade.
Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. Nesta segunda-feira (30), a prova abrangeu questões voltadas para a habilidade de leitura. Já nesta terça-feira (31), a avaliação será de Matemática.

Com 20 questões de múltipla escolha, a avaliação é alvo de elogios nas escolas. O Colégio Municipal Interagir é um deles. De acordo com a diretora adjunta, Danielle Oliveira, a prova é mais um fator que possibilita aprimoramento para educadores. “Esta é uma oportunidade para avaliarmos o ensino e traçarmos estratégias diante de nossa realidade”, disse.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores poderão atuar de forma eficaz no processo de alfabetização. “Assim como o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a intenção da Provinha Brasil é que todos os estudantes saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação”, pontuou.

Já a Subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, assinalou que a partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores terão condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização. “Esta é uma das estratégias pedagógicas que podem contribuir com a alfabetização dos alunos, até a faixa de oito anos”, observou.

Após a correção, o resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, que enviará os dados para o Ministério da Educação (Mec).

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