segunda-feira, 30 de março de 2015

Mamógrafo Móvel chega à Baixada Fluminense nesta segunda-feira

Da Redação

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
A partir desta segunda-feira (30), o município de Duque de Caxias recebe o Serviço de Mamografia Móvel do Governo do Estado pela segunda vez. Até o dia 22 de abril, a unidade itinerante vai realizar mamografias, ultrassonografias e biópsias na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Xerém, localizada na Rua Nóbrega Ribeiro.
Também serão beneficiados moradores de Magé, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti. O Mamógrafo Móvel realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nos sábados e feriados, o atendimento vai das 8h às 15h.
Inaugurado em dezembro de 2013, o serviço já realizou até o momento 15.711 mamografias e 7.728 ultrassonografias. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 80 mamografias e 40 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram aproximadamente 20 minutos.
Serviço e agendamento
O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias no local, caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano de biópsias mamárias.
Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do Estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
Serviços móveis registram mais de 167 mil exames
A unidade móvel foi inspirada nos tomógrafos e ressonância magnética móveis, projetos do Estado que já realizaram, juntos, mais de 167 mil exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado em uma carreta especial composta por dois mamógrafos, um aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário