sábado, 28 de janeiro de 2017


Freire debate parcerias com secretário da Cultura de SP


27.1.2017 - 8:35  
Durante a reunião, o ministro Roberto Freire manifestou interesse em estreitar os laços entre o MinC e a Secretaria de Estado da Cultura do governo paulista (Foto: Fábio Matos)
 
 
A aproximação entre os governos federal e estadual, novas parcerias e a ampliação de projetos culturais foram alguns dos temas tratados na reunião entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, e o secretário estadual da Cultura de São Paulo, José Roberto Sadek, no fim da tarde dessa quinta-feira (26). O encontro foi realizado na sede da secretaria, no centro da capital paulista.
 
Durante a conversa, o ministro manifestou interesse em estreitar os laços entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura do governo paulista. Freire e Sadek conversaram sobre a possibilidade de uma integração maior entre os órgãos e a ampliação de programas culturais bem sucedidos em São Paulo e que poderiam ser levados para todo o Brasil.
 
O ministro e o secretário trataram, entre outros temas, de iniciativas como os Pontos de Cultura – entidades ou coletivos culturais certificados pelo MinC – e de programas do governo de São Paulo, como o Projeto Guri, as Fábricas de Cultura e a Virada Paulista. A ideia é trabalhar em conjunto para fortalecer esses projetos já bem-sucedidos e reproduzi-los em diversas regiões do Brasil.
 
"Temos grande interesse em estreitar os vínculos e trabalhar ao lado do governo do estado de São Paulo para fortalecer a cultura nacional", afirmou Freire. 
 
O ministro da Cultura destacou o sucesso do Museu do Futebol, um dos mais visitados do País, que ele fez questão de conhecer com os seus netos já há alguns anos. Segundo Freire, trata-se de um espaço que se tornou referência internacional e também pode servir como modelo a ser seguido por outros estados.
 
Desde 2015 à frente da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek já atuou no MinC e também foi diretor de projetos educacionais da TV Cultura, além de superintendente de projetos especiais no Instituto Itaú Cultural. Entre 2005 e 2012, foi secretário-adjunto da Cultura na cidade de São Paulo, durante os governos de José Serra e Gilberto Kassab.
 
Também participaram da reunião os secretários de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Cândido, e do Audiovisual, Mariana Ribas. Pelo governo do estado, além de Sadek, estiveram presentes a secretária-adjunta, Lúcia Camargo, e o chefe de gabinete da secretaria, o advogado João Manoel.
 
Fábio Matos
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário