terça-feira, 29 de agosto de 2017


Alunos da rede municipal visitam secretarias

2017-08-29 18:23:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de alunos muitos felizes por visitarem a Secretaria de Comunicação, a melhor
Foto: Bruno Campos
Objetivo é que os alunos conheçam um pouco mais das profissões
Escolher a profissão que vai seguir não é tarefa fácil. Para contribuir na tomada de decisões, alunos do 9º ano do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) participam até novembro do projeto piloto "Para pensar em profissão". A atividade conta com entrevistas, visitações e encontros voltados para reflexões e debates quanto as escolhas profissionais. As primeiras visitas técnicas foram, nesta terça-feira (29), na Secretaria Adjunta de Comunicação e Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Macaé). Os alunos foram recebidos pelos secretários, Luciene Rangel (Secretaria Adjunta de Comunicação) e Carlos Fioretti (Procuradoria Adjunta do Procon).
Na Comunicação, os alunos puderam conhecer a rotina dos profissionais que atuam nos setores de Jornalismo, Marketing e Mídias Digitais para saber o trajeto da notícia veiculada pela prefeitura. Para isso, representantes dos setores apresentaram um breve relato de como é o trabalho no dia a dia.

Experiências 

Durante a visita, os alunos puderam interagir, tirar dúvidas e conhecer a rotina da assessoria de imprensa da Prefeitura de Macaé. Um dos momentos de destaque foi a participação no "Minuto Macaé", projeto veiculado no Facebook oficial da prefeitura.

Animado, o grupo, formado pelos estudantes Júlia Miranda, Vinicius de Andrade, Idval Souza, Maria Helena de Souza e Maria Angélica Gonçalves se entusiasmou com as apresentações dos setores. "A visita me surpreendeu. Pudemos compartilhar e saber o valor de cada setor que integra a Secretaria Adjunta de Comunicação, que trabalha para toda população", comenta Júlia Miranda, de 14 anos.

Procon

Bastante atenta às informações repassadas no Procon, Maria Angélica Gonçalves confessou que o Direito é a área que deseja seguir. "Este encontro serviu para ampliar meu horizonte e saber que tenho que me dedicar e estudar muito para entrar na carreira jurídica", conta. No Procon, os alunos conheceram como funciona o atendimento ao consumidor, audiência de conciliação, acompanhamento do processo administrativo.

No dia 21 de setembro, os alunos do projeto poderão compartilhar os relatos sobre as visitas às secretarias adjuntas. As próximas visitas serão na Faculdade Salesiana e aos cursos de Psicologia e Medicina existentes no município. A previsão é que os alunos também conheçam cursos de Ensino Médio, como Instituto Federal Fluminense (IFF) e Colégio Aplicação (CAp).

Profissões

O projeto piloto "Para pensar em profissão" é conduzido pela professora de Língua Portuguesa, Edina Portes. A programação, que conta com a integração de duas turmas do 9º ano, consiste em encontros que acontecem todas às quintas-feiras, das 12h50 às 14h50.

Durante a atividade, os alunos participam de etapas como autoconhecimento, orientação sobre as profissões e elaboração de plano de ação referente à escolha da profissão. A expectativa, segundo a professora de Língua Portuguesa, é incluir a atividade no Projeto Político Pedagógico da escola para que o projeto seja ampliado para todo espaço escolar.

Antes da visita técnica à Secretaria Adjunta de Comunicação, os alunos participaram de bate-papo e dinâmicas. Para fazer parte do projeto, os alunos que apresentaram interesse receberam autorização dos pais. Tanto os familiares quanto os alunos se envolveram em entrevistas individuais para melhor identificar as habilidades vocacionais, dificuldades e afinidades referentes aos cursos de Ensino Médio e Superior.

De acordo com a professora Edina Portes, a oportunidade concedida aos alunos foi maravilhosa. "Eles participaram de uma aula viva. Foi gratificante os estudantes vivenciarem o dia a dia da área de Comunicação e do Procon. E eles adoraram", relata.

Já o diretor do Colégio Maria Isabel Damasceno Simão, Roberto Valcácio, lembra que a equipe gestora da unidade escolar compreende que ações como esta são de grande importância para o desenvolvimento e formação do aluno. "A experiência foi marcante para cada estudante pois, além de ouvirem um pouco de como funciona os setor de Comunicação e Procon da prefeitura, eles puderam detectar os reais interesses", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário