terça-feira, 29 de agosto de 2017

Alunos da UFRJ poderão almoçar no Restaurante Popular

2017-08-24 11:36:00 - Jornalista: Waleska Freire e Joice Trindade
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
várias pessoas dentro de um restaurante
Foto: Arquivo secom/Bruno Campos
Cardápio abrange alimentação saudável como salada, guarnição, algum tipo de proteína, além de suco e sobremesa
O Restaurante Popular da Aroeira ganhará, a partir de 1º de setembro, um público ainda mais diversificado. Os alunos dos cursos de graduação do campus-Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) poderão almoçar pelo preço acessível de R$1, que é oferecido à população. Para o deslocamento dos alunos, a UFRJ vai disponibilizar transporte gratuito para almoço no horário especial das 12h20 às 13h30.
As refeições, elaboradas por nutricionistas, contam com arroz e feijão, proteína, salada, suco e sobremesa. Já o atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, de 10h45 às 13h. O restaurante funciona na rua Gastão Henrique Schueler, 153, na Aroeira.

A medida de oferecer refeições aos alunos atende a um antigo desejo dos universitários que estudam o dia todo no campus-Macaé. No decorrer desta semana, durante visita do prefeito, Dr. Aluizio, e do secretário de Educação, Guto Garcia, ao restaurante foi definido que a prefeitura vai beneficiar os universitários, sem prejudicar o atendimento à população, que conta com alimentação a preço popular e cardápio balanceado.

Guto Garcia destaca que, além de beneficiar alunos da UFRJ, a medida também poderá atender estudantes do campus-Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF), que desejarem.

A expansão do atendimento do Restaurante Popular foi acertada junto à diretora da UFRJ, professora Arlene Gaspar, o subprefeito do campus UFRJ-Macaé, Pedro Augusto Manfredo, e representantes dos alunos, que tiveram a oportunidade de almoçar e conhecer as instalações do restaurante.

Restaurante

Com dois anos de funcionamento, o local, que abre de segunda a sexta-feira, a partir das 10h45, é referência para os trabalhadores de Macaé. O espaço oferece 1,4 mil refeições diárias com o cardápio baseado no programa de auxílio ao trabalhador, que fica em torno de 40% das necessidades energéticas de um adulto. A capacidade de atendimento, por vez, é de 160 pessoas.

O cardápio abrange alimentação saudável como salada, guarnição, algum tipo de proteína, além de suco e sobremesa, de preferência, uma fruta. O restaurante utiliza cerca de três toneladas de alimentos por semana. O espaço também inclui cardápio especial em datas comemorativas. Na Semana Santa, por exemplo, é oferecido peixe. No Natal, bacalhau.

Atendimento

O Restaurante Popular conta com acompanhamento de nutricionistas e uma assistente social que realiza pesquisa de qualidade e orientação, além de encaminhamento, se houver necessidade, para locais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Aroeira e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Diariamente, cerca de 40 pessoas que se encontram em situação de rua, são encaminhadas pelo Centro Pop para almoçar, gratuitamente. A iniciativa também prevê gratuidade às crianças de até 10 anos, recebendo, em média, 100 por dia.

O Restaurante Popular é uma parceria entre Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Direitos Humanos e Acessibilidade e Lojas Maçônicas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário