terça-feira, 29 de agosto de 2017

Balneabilidade das praias de Macaé em discussão

Foto:Tiago Ferreira
O requerimento n° 804/2017, do vereador Maxwell Vaz (SD), gerou debate ao pedir ao Executivo providências para garantir a balneabilidade das praias da cidade, em especial as da Imbetiba, do Forte, da Barra e do Aeroporto. A solicitação foi aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Macaé.
Na ocasião, o autor do requerimento lembrou que uma das poucas praias próprias para banho na cidade, recentemente, também apresentou problemas de balneabilidade. O vereador se referia à Praia do Pecado e fez um apelo aos moradores do bairro e arredores que ainda não fizeram a ligação da sua residência à rede de esgoto. “Sabemos que essa obra tem um custo para o cidadão, mas é para evitarmos a poluição de todo um ambiente utilizado por nós e por nossos filhos”, ponderou.
De acordo com o último boletim do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), divulgado no dia 11 de julho de 2017, das nove praias de Macaé, apenas três estão próprias para banho: praias Campista, dos Cavaleiros e do Pecado.
Para Maxwell, o caso mais complicado é o da Praia da Barra, que está na foz do Rio Macaé e recebe todo o esgoto que é despejado no rio. “Contudo, não é o caso das praias da Imbetiba e do Forte, que podem ser despoluídas mais rapidamente. Basta uma ação mais efetiva do governo, como fiscalizar o descarte irregular de resíduos e acelerar o processo de tratamento do esgoto na cidade”.
Já Marcel Silvano (PT) chamou a atenção para a importância de preservar o meio ambiente e os recursos hídricos de Macaé para desenvolver o seu potencial turístico. “Essas condições são decisivas para atrair investidores. Temos um litoral pequeno, com restritas possibilidades de banho, pois em alguns trechos o mar é bastante violento. Se as praias estiverem poluídas e o ambiente degradado, não haverá possibilidade de desenvolvimento turístico”.
Confira o relatório do Inea da Balneabilidade por município clicando aqui
Jornalista: Adriana Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário