terça-feira, 29 de agosto de 2017

Detran Presente oferece serviços em Quissamã no próximo sábado

Detran Presente oferece serviços em Quissamã no próximo sábado
O Detran Presente estará em Quissamã no próximo sábado (02), das 9h às 16h, no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, no Centro. O mutirão de serviços chega ao evento de número 15, com mais de 28.572 atendimentos no Estado do Rio em quatro meses de existência. Os agendamentos para os serviços já estão abertos no site do Detran – www.detran.rj.gov.br. A iniciativa atende a um pedido feito pela prefeita Fátima Pacheco à diretoria do Departamento de Trânsito, no início de agosto.
Os quissamaenses poderão emitir a primeira e a segunda via de carteira de identidade, renovar a Carteira de Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual de veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento.
Agendamentos abertos - Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.
O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 10 cidades, em 13 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré e Francisco Bicalho), Queimados, Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras.
Emissão gratuita - Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.
Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.
Exames médicos e psicológicos - Os interessados também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Oficina para todos - Um dos serviços mais procurados durante a realização do mutirão é o curso gratuito de mecânica “Oficina para todos”. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros. As inscrições estão abertas no site (www.detran.rj.gov.br). Para participar os candidatos não poderão estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário