quarta-feira, 30 de agosto de 2017

SOLAR DOS MASSA É REINAUGURADO NESTA QUINTA

Por em 29/08/2017
O histórico prédio do Solar dos Massa está perto de abrir suas portas novamente. A reinauguração está marcada para o próximo dia 31, quinta-feira, às 18h30. A cerimônia contará com a presença do secretário de cultura, Ricardo Machado e do prefeito Marquinho Mendes.

O Conjunto Arquitetônico Solar dos Massas é um típico sobrado do estilo colonial. Localizado na Praça Dom Pedro II, foi construído em 1779, em pedra e cal, o que demonstrava o alto poder aquisitivo de seu proprietário à época.

Na década de 50, Carlos da Conceição Massa adquiriu o sobrado e empreendeu uma obra de reestruturação. Após a morte dos seus co-proprietários, o prédio foi apropriado pela Prefeitura, em 1994, tornando-o biblioteca. Em 2011, um decreto municipal tombou o edifício destacando o valor paisagístico, arquitetônico e histórico do imóvel.

O Solar está no coração de Cabo Frio e testemunhou todo o crescimento comercial do município. O prédio é um dos últimos remanescentes da arquitetura civil colonial da cidade. O prédio é matriz da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, e vai abrigar cerca de 400 livros raros. Além dos livros, a biblioteca também contará com obras do fotógrafo cabo-friense Wolney Teixeira.

A reabertura do prédio é um momento muito marcante para Cabo Frio e uma grande conquista para a área cultural, de acordo com o diretor do Solar dos Massa, Jorge Bongô. "Acredito na Cultura, na transformação do homem através do conhecimento. E este momento é muito feliz para a Cultura da nossa cidade", afirmou.

O Solar dos Massa também será sede do projeto Núcleo de Estudos e Pesquisas Históricas, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Universidade Estácio de Sá/Curso de História.

O objetivo da parceria é proporcionar pesquisas, produção de conteúdo, exposições e conhecimento sobre a história da sétima cidade mais antiga do Brasil. Serão desenvolvidas diversas ações voltadas para educação histórica e patrimonial, que contarão com os professores e estudantes da graduação e pós-graduação de História da universidade.

De acordo com o coordenador do curso de História da Estácio de Sá, Paulo Cotias, o convênio trará benefícios para toda a população e para a cidade.

“Esse núcleo será uma extensão comunitária com a participação dos estudantes da rede pública e privada. A finalidade é promover um produto turístico, histórico e cultural para agregar valor ao município. O núcleo de estudos será um centro de produção científica e cultural que irá produzir inteligência histórica da cidade. Todo o material será revertido para a rede de ensino de Cabo Frio”, explicou ele.

O núcleo de estudos contará também com uma exposição permanente chamada “Janelas da História”, na qual a riqueza cultural e histórica de Cabo Frio será colocada em evidência. Para o secretário de Cultura, Ricardo Machado, essa parceria vai trazer uma nova vida ao Solar dos Massa, além de disseminar a cultura e o conhecimento na cidade.

“É fundamental ressaltar a história da cidade, que é belíssima. Com a reabertura do prédio vamos dar mais um passo para propagar a riqueza cultural e histórica do município”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário