terça-feira, 21 de novembro de 2017

Documentário sobre Monitor Campista exibido nesta terça no Museu

Filme foi produzido por alunos do 7º período do curso de Jornalismo.
 (Foto: Marcos Gonçalves)
Através da realização do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), será exibido nesta terça-feira (21), às 19h, no Museu Histórico de Campos, o documentário “Monitor 183”, produzido pelos alunos do 7º período do curso. A coordenação é dos professores de telejornalismo, Mozarth Dias, e de fotografia, Victor Hugo Berenger. A ideia do documentário nasceu durante uma reunião do grupo “Volta Monitor”, realizada no Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, este ano.

Durante a reunião, estavam ex-funcionários do jornal e representantes do Arquivo, pesquisadores e a Associação de Imprensa Campista. O trabalho, que durou aproximadamente quatro meses, tem 26 minutos de duração e foi desenvolvido por seis alunos, que participaram da pesquisa e ouviram 11 pessoas, entre ex-funcionários do jornal (fotógrafos, repórteres e editores), além de uma historiadora, uma colunista e uma antropóloga. O documentário foi produzido pelos alunos Aline Mendes, Geovana Barcelos, Jhony Diorel, Marília Faria, Tatiana Martins e Romário Júnior.

— O nome do projeto é ‘Monitor 183’ porque o jornal teria hoje 183 anos e seria o segundo mais antigo do Brasil – quando fechou, era o terceiro mais antigo do país e o quinto da América do Sul. Também vendo essa necessidade de trazer, de relembrar a história que o jornal contou em quase dois séculos – informa Mozart.

O presidente da AIC, Vitor Menezes, que também é professor do Uniflu, reconhece a importância histórica e, também, pelo papel que sempre exerceu na imprensa campista.  “Esse documentário e qualquer outra iniciativa que lembre o Monitor Campista são sempre importantes para resgatar e lembrar o aspecto patrimonial do jornal, que precisa ser retomado, além da sua contribuição quanto veículo de comunicação: um veículo de qualidade, que tinha todas as condições de continuar existindo e que faz muita falta na cidade”. 
Por: Redação - Foto: Marcos Gonçalves -  21/11/2017 17:48:43

Nenhum comentário:

Postar um comentário