terça-feira, 2 de outubro de 2018

Macaé recebe aula inaugural dos Defensores da Paz

2018-10-02 17:03:00 - Jornalista: Joice Trindade
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Foto: Bruno Campos
Cidade é a primeira da região a receber o projeto da Defensoria Pública do Estado
Foi iniciado nesta terça-feira (2) o curso de formação Defensores da Paz, no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). A aula inaugural contou com palestras, diálogos e contação de histórias. Cerca de 80 pessoas, entre líderes comunitários, estudantes de Direito, conselheiros, educadores e outros profissionais participaram a fim de saber mais sobre direitos e cidadania para se tornarem multiplicadores de informações. Macaé é a primeira cidade da região a receber o projeto que conta com parceria da Secretaria de Educação.
A abertura foi feita com palestras ministradas pelas defensoras pública, Karen Simões (Núcleo de Primeiro Atendimento da Imbetiba) e Daniellla Vitagliano (Coordenadora de Programas Institucionais da Defensoria Pública) e da Secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes. Também foi realizada contação de histórias com as representantes do grupo HistoriArte da Secretaria de Educação que enfatizaram histórias sobre paz e empoderamento dos autores Marina Colasanti, Nelson Mandela e Ruth Rocha.

A programação tem o apoio do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional da Secretaria de Educação (NTM), que vai disponibilizar suporte e plataforma online (vídeos, textos e fóruns) para os que forem participar da formação digital.

Para a defensora pública, Karen Simões, é muito importante para o município receber esta formação. "Macaé conta com uma rede de proteção muito forte e atuante, que muitas vezes não é procurada por desconhecimento do local para ajuda. Acredito que através da educação em direitos podemos contribuir para uma verdadeira transformação social no município", ressalta.

Este ano, segundo a defensora, Daniella Vitagliano, a formação já aconteceu em cidades como Duque de Caxias, Belford Roxo e Volta Redonda. Na próxima terça-feira (9), será em Campos dos Goytacazes. "A formação é essencial para os que desejam obter esclarecimentos relevantes quanto o acesso à justiça e o exercício da cidadania. Pois, com informação, é mais fácil agir, resolver ou encaminhar as pessoas na resolução de problemas referentes aos direitos violados. Agradecemos a secretária, Leandra Lopes e o coordenador do NTM, Alex Bogado, pela parceria", pontua.

No decorrer da formação, foi oferecido lanche produzido pelos alunos do curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). A formação foi aprovada pelos participantes. Entre eles estavam o presidente da Associação de Moradores do Morro de São Jorge, Rodolfo Freitas e a também representante da associação, Marynne Freitas. "Temos que nos qualificar para poder contribuir com nossa comunidade e agregar conhecimento para nossa atuação. Atendemos várias pessoas na comunidade e agradecemos a oportunidade de fazer parte de um curso tão importante", explicam.

O agente socioeducativo do Centro de Recursos Integrados do Adolescente (Criaad), Ely Araújo, também elogiou a programação. "Atendemos jovens internos de sete a 13 anos. Este projeto me interessou, pois trata de direitos, cidadania e paz, o que primamos no Criaad", declarou.

Sobre a formação - O "Defensores da Paz" prevê uma série de aulas sobre direitos e garantias fundamentais, possibilitando o maior conhecimento sobre temas como direitos humanos, sistema de justiça, educação, habitação, saúde, abordagens policiais, tortura, discriminação, direitos das mulheres e outros. Ao todo serão 10 encontros. No final da formação, em dezembro, serão entregues crachás para os participantes e certificados de participação para os que frequentarem ao menos 70% das aulas.

O projeto começou em 2016, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A realização é da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria Geral de Programas Institucionais e o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh).

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