quinta-feira, 22 de setembro de 2011




Pescadores de Barra do Furado

 serão beneficiados



site3
Pescadores artesanais de Quissamã e região serão beneficiados por programa de incentivo do governo federal, que será lançado neste sábado (24), às 9h, em Barra do Furado. Trata-se do projeto ATEPA (Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola), um convênio de R$ 240 mil entre o Ministério de Pesca e Aquicultura e a Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). O evento vai contar com a presença do prefeito Armando Carneiro, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, autoridades de vários municípios e de Quissamã.
O objetivo do projeto ATEPA é financiar o desenvolvimento da pesca através da capacitação continuada, do acesso às políticas públicas e do beneficiamento do pescado para geração de renda. Também estará presente o diretor-presidente da Fiperj, Marco Botelho. O evento será realizado no Barra Play, na Av. Atlântica, na localidade de Barra do Furado.
Além de Quissamã, o projeto será implementado em cinco municípios do Norte Fluminense — Campos dos Goytacazes, Macaé, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. A escolha destes municípios deve-se ao fato de apresentarem o maior contingente de pescadores artesanais com registro, conforme dados de 2010 do Ministério de Pesca e Aquicultura.
Através da ATEPA deverão ser desenvolvidas ações de fortalecimento para a pesca artesanal e aquicultura de base familiar, com capacitação continuada, acesso orientado às políticas públicas (PRONAF, PAA, PNAE, subvenção ao óleo diesel marítimo) e ações que permitam a geração de trabalho e renda — com o desenvolvimento de iniciativas associativas e cooperativas, estimulando formas de comercialização e beneficiamento do pescado que resultem em alternativas de diversificação, agregando valor aos produtos.

Ginásio Poliesportivo

 vistoriado para 

Olimpíadas de 2016

Sit02
O Ginásio Poliesportivo de Quissamã Walth Miller Pessanha pode ser uma das sedes para aclimatação de delegações estrangeiras, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.  Na terça-feira (20/9), membros do Comitê Rio 2016  inspecionaram as condições do local. Eles foram recebidos pelo secretário de Esportes Rodrigo Chagas e o subsecretário Rodrigo Bittencourt, em uma visita que durou cerca de duas horas.
Durante a visita, eles realizaram medições e verificaram todas as condições do espaço físico e acesso ao local. O secretário Rodrigo Chagas avaliou como positiva a visita, na qual também foi apresentada aos integrantes do Comitê, o Parque de Exposições da cidade, que fica nos fundos do Ginásio, espaço que poderá ser utilizado como estacionamento, e até como um segundo espaço para aclimatação, já que o local tem instalações como o Centro de Convivência e a área de gramado.
O secretário lembra que além da possibilidade de abrigar delegações na Olimpíada, o ginásio pode abrigar ainda equipes da Pára-Olimpíada, que acontece posteriormente.
Caso seja aprovado, o ginásio poliesportivo precisará passar por pequenos reparos. “Precisamos apenas fazer melhorias na nossa estrutura, com pequenas reformas no piso. Mas isso é coisa que em curto espaço de tempo estará resolvido”, ressaltou Rodrigo Chagas.
O resultado da escolha das cidades-sede sai em novembro. Caso o ginásio poliesportivo seja aprovado como uma das sedes de aclimatação, o nome de Quissamã será incluído em um guia da Olimpíada Rio 2016, ganhando visibilidade internacional.


complexo_bf_1


Nenhum comentário:

Postar um comentário