segunda-feira, 19 de setembro de 2011


PAULO ANTUNES DEFENDE PAGAMENTO
DE ROYALTIES DE ÁGUA NO MUNICÍPIO


A ideia do presidente Paulo Antunes foi aplaudida pela população macaense.


O Rio Macaé em sua declividade
O Rio |Macaé nos arredores da cidade.
Nascente do Rio em Macaé no Pico do Tinguá

Esta semana o  Presidente do Legislativo Macaense, Vereador Paulo Antunes defendeu cobranças de Royalties pelo uso de água no município. A idéia do nobre parlamentar está sendo muito bem aceita pela  população de Macaé. Localizada dentro da Reserva Ecológica de Macaé de Cima, as encostas da Serra do Mar, o alto curso do rio Macaé se estaca como um dos locais de maior beleza. 

O Rio Macaé nasce a 1.560 metros de altitude, próximo ao Pico do Tinguá em Nova Friburgo. Seu curso se desenvolve por cerca de 136 Km, desaguando na cidade de origem ao seu nome. Os principais afluentes são: Rio Bonito, Purgatório, Teimoso, Sana, Atalaia, São Pedro e Jurumirim.

A bacia do Rio Macaé é uma das principais bacias hidrográficas do estado do Rio de Janeiro, com área de drenagem de 1.765 km2. Abrange os municípios de Macaé, Nova Friburgo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Rio das Ostras
 e Carapebus.


Sua vazão média, próximo à foz, é de 30 m3/s. O Rio Macaé, principal formador da bacia,  é de tamanho médio (6ª ordem) com
tamanho médio (6ª ordem) com cerca de 137 km
 de extensão. Nasce na região de Macaé de Cima (1560 m), em Nova Friburgo, e passa por trechos  de declividade acentuada até atingir um longo trecho de baixada. Os principais tributários do Rio Macaé, são os rios Bonito, das Flores, Sana e São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário