sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AS MELHORES NOTÍCIAS ESTÃO AQUI


Jurubatiba: Paula Saldanha

apresenta lindo documentário

neste fim de semana

 

RESTINGA DE JURUBATIBA...DEUS PASSOU POR AQUI!

Localizado no litoral fluminense, o parque é uma das áreas de restinga mais bem preservadas do país.
Por do sol em Jurubatiba
Por do sol em Jurubatiba
O litoral do estado do Rio de Janeiro guarda algumas surpresas. Imaginem um conjunto de mais de trinta lagoas selvagens, de formas e cores diferentes, formando um cenário deslumbrante. O Expedições desta terça (4), às 19h30, encontrou a trilha e vai mostrar aos telespectadores o Parque Nacional Restinga de Jurubatiba.

Considerada a área de restinga mais bem conservada do Brasil, é a única Unidade de Conservação dedicada exclusivamente a este bioma. Localizado entre Macaé e Campos, o Parque de Jurubatiba é um santuário ecológico pouco conhecido no país e até no próprio estado do Rio. Com uma paisagem composta por uma variedade de ecossistemas, que vai desde o semi-árido à floresta tropical úmida, é formada por áreas de vegetação arbustiva, florestas secas e florestas inundáveis que se localizam nas depressões entre os cordões de areia da restinga, e também ambientes aquáticos, como lagos salinos, lagos de água doce e brejos. Uma formação natural única que levou milênios para se desenvolver sobre as areias do litoral brasileiro.
Flora marinha
Flora marinha
A apresentadora Paula Saldanha revela como o Parque vem enfrentando o desafio de preservar a sua natureza, em convivência com a pressão urbana no seu entorno e a presença de comunidades que, há gerações, habitam a região. Entre eles estão os pescadores das lagoas de Jurubatiba.

Com grande número de pesquisadores trabalhando em sua área, o Parque de Jurubatiba vem investindo cada vez mais em ações de educação ambiental e turismo ecológico como forma de integrar os moradores da região. Ao mesmo tempo, mostrar aos visitantes o valor da sua área de restinga, reconhecida até pela UNESCO como uma das Reservas da Biosfera.
Apresentação Paula Saldanha.
Produção RW Cine.

Horário: 19h30
Reapresentação: sábado, 16h




 VOTAÇÃO DOS ROYALTIES 
 NA RETA FINAL
Plataforma da Petrobras na Bacia de Campos?RJ
 

A bancada fluminense na Câmara e no Senado sabe que não tem como vencer  a queda de braço com os estados não-produtores na briga pelos royalties do petróleo. O veto do ex-presidente Lula à Emenda Ibsen será votado no começo de outubro e, certamente, vai cair. O que está em jogo para Rio e Espírito Santo não é mais manter os royalties, e sim perder o menos possível.

Centralização de recursos

O que os parlamentares alegam para fazer a União abrir mão de uma parte ainda maior dos royalties do petróleo é a excessiva centralização de recursos captados nos últimos anos. Nos últimos quatro anos, a arrecadação federal subiu 25,9%. Já as transferências para os estados subiu apenas 15,3%. Em 2010, esses valores foram de 8,9% e 2,1%, respectivamente. 

Cabo de guerra

O problema é que o governo federal reluta em ceder ainda mais. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), crê que a União chegou ao limite dos seus esforços. Ela reduziu seu percentual de participação nos royalties de 30% para 20%. 

Amiga-da-onça

Para os estados não-produtores, a União se "aliou" aos produtores ao abrir mão de parte de sua participação nos royalties. Já os produtores acham que o governo traiu a promessa de que a divisão dos royalties não seria revista. No fim, ninguém vê a União com bons olhos. Para todos, o consenso é que o governo federal largou os estados para brigarem entre si.

Programação definia para o

Dia das Crianças


site2
Uma programação repleta de brincadeiras e tudo o que cerca o universo infantil. Assim serão as comemorações pelo Dia das Crianças que vai acontecer no dia 11 de outubro, no Centro Cultural Sobradinho, durante todo o dia. O evento é uma realização da Fundação Municipal de Cultura e Lazer de Quissamã em parecia com a Controladoria Geral do município e as Secretarias de Esporte, Educação, Saúde e Ação Social. 

As escolas públicas do município que possuem alunos da Educação Infantil até o 5º ano de escolaridade, vão levar seus estudantes em dois turnos (manhã ou tarde).  Além disso, mesmo as crianças de 2 a 12 anos que não estão inseridas na rede municipal de ensino poderão participar da festa, acompanhadas pelos pais/responsáveis. No período da manhã, as atividades iniciam a partir das 8h e no período da tarde, as brincadeiras começam às 13h
.
Escorrega, Futebol de Sabão, Cama Elástica, Ponte do Rio que Cai, Tribogã, Barco Pirata, Tobogã Gigante, Área Baby, Oficina de Pintura, entre outras surpresas, vão fazer a diversão da garotada. Além disso, os baixinhos vão assistir às apresentações de esquetes da Oficina de Teatro do Sobradinho e do Q’Batuque e, receber orientação de saúde bucal no Escovódromo. Também haverá lanches para as crianças.
“Tudo está sendo preparado com muito cuidado visando o bem-estar das crianças e sobretudo, a diversão delas. Queremos que seja um dia totalmente dedicado a fazer a alegria delas, assim como aconteceu no ano passado, quando pudemos perceber a felicidade estampada nos rostinhos de cada um”, disse a presidente da Fundação de Cultura e Lazer, Rossana Vieira, informando que a estimativa é que aproximadamente 3 mil crianças participem da festa.

Dia 12 de outubro

Já  na data oficial de Dia das Crianças, de acordo com a diretora do Centro Cultural Sobradinho, o Cine Quissamã vai funcionar com sessões especialmente infantis e infanto-juvenis, às 16h e 19h.


Já no dia 13, o Sobradinho volta a receber a 4ª edição do Circuito Estadual das Artes. A companhia São Bernardo Produções  vai apresentar o espetáculo infanto-juvenil “Os Ruivos”. O evento com censura livre e entrada gratuita também vai acontecer no Cine Quissamã, às 19h. Com uma programação diversificada o Circuito Estadual das Artes é um projeto que busca promover o acesso do público fluminense a espetáculos de  teatro, dança, música e circo, apresentados por grupos artísticos da capital em diferentes municípios do interior.


Expo Flor é inaugurada com muitas
variedades e cores na Veríssimo de Mello


Exposição de Flores de Holambra-SP”, 
que em sua 10ª edição, vem enchendo de
cores e aromas a Praça Veríssimo de Mello, em Macaé.

Com todas as suas cores, são as mini roseiras que encantam a professora aposentada Marlene Carneiro, 74 anos. Por coincidência, também foram as pequenas e singelas, mas nem por isso menos belas, flores, as escolhidas pela dona de casa Ângela Maria da Silva, 52 anos. As duas foram algumas das visitantes que estiveram no primeiro dia da “Expo Flor – Exposição de Flores de Holambra-SP”, que em sua 10ª edição, vem enchendo de cores e aromas a Praça Veríssimo de Mello, em Macaé.
Marlene é presença garantida em todas as edições do evento, que já faz parte do calendário oficial anual do município, e é realizado pelo Lions Club de Macaé, com apoio da prefeitura. A aposentada está na expectativa de cultivar as rosas.


ROSINHA ANUNCIA QUE SÓ 
DEIXA A PREFEITURA ALGEMADA

Um dia após ser condenada pela Justiça Eleitoral com a cassação de seu mandato, a prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho, se trancou no prédio da prefeitura e afirmou, em entrevista à rádio CBN, que só deixa o local algemada.

"No tapetão eu não saio. Eu só saio daqui algemada. Eu quero que a polícia venha aqui e me tire na frente do povo", disse a prefeita, que conclamou a população do município a "lutar pela democracia" da cidade. 

Rosinha e seu marido, o deputado federal Anthony Garotinho, foram condenados por "abuso de poder econômico em razão de uso indevido de veículo de comunicação social".
Rosinha Garotinho se trancou na prefeitura e afirmou que só deixa o local algemada
Rosinha Garotinho se trancou na prefeitura e afirmou que só deixa o local algemada
Para a juíza Gracia Cristina Moreira, responsável pela decisão, a prefeita e seu vice, Francisco Arthur de Souza Oliveira, foram beneficiados por propaganda eleitoral irregular veiculada em meio de comunicação do grupo O Diário.
Os radialistas Fábio Paes, Linda Mara Silva e Patrícia Cordeiro teriam utilizado programas em que atuavam ou dirigiam, junto com Anthony Garotinho, para promover a candidatura de Rosinha.

"Nós estamos vivendo um momento de muita perseguição política, a população de campos está na rua, está revoltada. (...) Eu só saio daqui presa porque eu fui eleita por voto direto do povo. Eu não estou aqui porque estou presa a cargo nenhum, estou aqui defendendo o exercício da democracia da população que me elegeu. Eu quero ser julgada nas urnas. Se a população não achar que eu estou fazendo um bom governo, que me tire pelas urnas", afirmou Rosinha.

 CÚPULA DA PM

PROMETE FIM DA

CORRUPÇÃO

Conheça os perfis dos três policiais 

que ocuparão o alto escalão da PM

Oficial que combate crime nas ruas, primeira mulher na cúpula da corporação e destaque nas ocupações de favela, são os novos comandantes da Polícia Militar

 Com a missão de combater a corrupção na Polícia Militar do Rio, o coronel Erir Ribeiro da Costa Filho foi nomeado nesta quinta-feira o novo comandante-geral da PM. Linha-dura, o oficial foi o escolhido pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para substituir o coronel Mário Sérgio Duarte, que pediu exoneração do cargo na noite de quarta-feira.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Pinheiro Neto , Costa Filho, Beltrame e Kátia Nery: 
secretário apresenta nova cúpula da Polícia Militar |
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Costa Filho avisou que não haverá tolerância com desvios de conduta. E que os comandantes terão que dar o exemplo. “Os que me conhecem sabem que os dignos terão meu apoio. Para os outros, a lei. (...) E os líderes terão que dar o exemplo. Aqueles que não derem responderão por isso”, decretou o comandante, que também prometeu reforçar a corregedoria.

Policial que combate o crime com
operações diariamente nas ruas
Erir Ribeiro Costa Filho tem 53 anos, é carioca, liderou o Batalhão de Choque, foi diretor de apoio logístico do Quartel General e comandante do 2º Comando de Policiamento de Área (Zona Oeste). Seu perfil aponta para um policial ‘à moda antiga’: combate o crime nas ruas diariamente, não se restringindo ao que dizem estudos sociais e planejamentos dos setores de Inteligência.


Em 2003, comandava o 4º BPM (São Cristóvão) e acusou o então secretário estadual de Esportes, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, de ter relações com o tráfico.

Na época, o tenente-coronel denunciou Chiquinho, que teria pedido trégua no combate ao tráfico na Mangueira. Chiquinho disse que solicitou mudanças só nos horários das ações, para que não coincidissem com a entrada e saída nas escolas.

A Corregedoria do Governo do Estado — o Rio era governado por Rosinha Garotinho — arquivou a investigação. Para o corregedor João Luiz Duboc Pinaud, ele tem conduta exemplar. O coronel, que está há 31 anos na PM, coordenava até ontem o Centro de Comando e Controle, setor que monitora câmeras da cidade, e o sistema 190. Foi condecorado com medalhas Distintivo Lealdade e Constância (2000), Ordem do Mérito D. João VI (2006), Tiradentes (2003), entre outras.

Destaque na ocupação do Alemão e da Penha

Homem que comandou a primeira tentativa da Segurança Pública do Rio de Janeiro de ocupar o Complexo do Alemão — quando 19 pessoas foram mortas, em junho de 2007 —, o coronel Alberto Pinheiro Neto, 47 anos, é o novo chefe do Estado- Maior Operacional da PM. Eele assume cargo deixado pelo coronel Álvaro Garcia.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Pinheiro Neto foi comandante do Bope entre 
os anos de 2007 e 2009 | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Há 26 anos na polícia, o coronel foi comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entre 2007 e 2009. Antes de assumir o Estado-Maior, o oficial chefiava a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da Polícia Militar.


Após comandar a primeira investida, Pinheiro Neto foi fundamental para que, em novembro do ano passado, os complexos do Alemão e da Penha fossem ocupados pelas Forças de Pacificação.
Pinheiro Neto fez cursos de Operações Especiais, de Negociação de Conflitos e Superior de Polícia Integrado. Também foi condecorado com o distintivo da Lealdade e Constância, em 2000, além da Medalha do Mérito D. João VI, em 2007, e da Medalha Tiradentes, em 2008.

Chefes de gabinete e do Estado-Maior Administrativo
são as primeiras mulheres na cúpula da PM

Aos 47 anos, a coronel Kátia Neri Nunes Boaventura faz história ao ser a primeira mulher a assumir um cargo na cúpula da Polícia Militar. Ela é a nova chefe de gabinete da corporação, cargo antes ocupado pelo
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Coronel Kátia está há 28 anos na corporação e sua 
última função foi comandar a Academia de Polícia 
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
A carioca está há 28 anos na corporação e sua última função foi comandar a Academia de Polícia Dom João VI. Ela foi chefe de gabinete do Comando Geral em 2007. Tornou-se comandante do 10º BPM (Barra do Piraí), em 2009. A coronel fez cursos de Polícia Judiciária Militar, Superior de Polícia Militar, Formação de Tutores, Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises e Sistema e Gestão em Segurança Pública.

A coronel Edite Bonfadini, que assume o Estado-Maior Administrativo, foi uma das primeiras mulheres a comandar um batalhão, indicada por Mário Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário