terça-feira, 13 de setembro de 2011

Macaé firma parceria com a UNI-RIO ampliando a oferta de ensino superior

Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação



A Prefeitura de Macaé por meio de sua Secretaria de Educação continua ampliando a oferta de cursos de graduação no município, por meio de parcerias. Após criação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e a instalação da UFF e UFRJ, agora é a vez da Uni Rio (Universidade Federal do Estado do Rio do Janeiro) de integrar-se a Cidade Universitária com seus cursos e projetos. Atualmente são oferecidos gratuitamente 15 cursos de graduação, além de Cursos de Extensão e Pós Graduação.

A Universidade ampliará suas atividades por meio do Curso de extensão: Artes Cênicas: “O Ator no Teatro e no Cinema” que começa este mês e com a parceria com o Instituto Federal Fluminense, o IFF. A representante da UniRio, Denise Telles informou que a perspectiva da instituição visa implantar os cursos de graduação em Macaé já no próximo ano. “A UniRio,dentro de seu processo de interiorização está confiante e satisfeita em poder se instalar em Macaé. Acreditamos que a proposta do Ensino Superior Público e gratuito servirá de estímulo ao desenvolvimento de grandes atividades conjuntas com o município” afirmou.

“A parceria com a UNIRio reafirma o compromisso que o município possui com a educação, integrando, por meio de deferentes cursos a união dos governos federal, estadual e municipal em torno da Educação Superior” ressaltou o Secretário de Educação e Presidente da Funemac, Guto Garcia. A Funemac é a responsável pela administração da Cidade Universitária de na atual gestão implantou no município seis dos 15 cursos existentes no campus. Para ele, a experiência de Macaé é inovadora no país por estar conseguindo justamente difundir este conceito “A Educação Superior deve ser uma ação conjunta entre todos os governos e seus resultados, benéficos para a qualidade de vida do macaense”, ressaltou.

Ainda de acordo com Guto, a proposta de realizar parceria com a UniRio comprova a intenção da prefeitura de investir na qualificação em todos os segmentos, tanto o técnico como na áreas de humanas e artística, beneficiando daqueles que moram no município e que a partir de agora não necessitam estudar em estados ou municípios vizinhos. “O objetivo de democratizar as vagas para o interior do estado e fomentar a política de desenvolvimento do ensino superior. Acredito que a UniRio se interará a Macaé e contribuirá com a formação dos profissionais de Macaé”, completou o Secretário Guto.

Criada em 5 de junho de 1979, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, dissemina o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania mediante formação humanística, crítica e reflexiva, conseqüentemente preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro.
A Cidade Universitária foi criada em 2007 e passou a reunir em um só local as instituições públicas de ensino superior.

Com a FeMASS foram iniciados os cursos de Administração, Sistemas da Informação e Engenharia de Produção. Em seguida a UFF se instalou no Campus com as graduações de Direito, Administração e Ciências Contábeis. Em 2008 a UFRJ, dentro de seu processo de interiorização implantou no município seus primeiros cursos (Química, Ciências Biológicas e Farmácia) e no ano seguinte as licenciaturas em Medicina, Enfermagem e Nutrição, lembrou o prefeito.Em 2010, mais três novos cursos na área de engenharia ampliaram a oferta para o ingresso ao ensino superior; Engenharia de Produção, Mecânica e Civil. Hoje, a Cidade Universitária possui mais de três mil alunos matriculados nas 3 instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário