sexta-feira, 23 de setembro de 2011


Mobilização em defesa dos royalties com milhares de pessoas em Campos

Fotos: Carlos Grevi
Ato público reuniu autoridades, sociedade civil e população
Ato público reuniu autoridades, sociedade civil e população
 
A população campista se reuniu na tarde desta sexta-feira (23/09), na Praça do Santíssimo Salvador, em Campos para um ato cívico contestando a redistribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios produtores e não produtores.

Estiveram presentes o Senador Lindberg Farias (PT); a prefeita de Campos Rosinha Garotinho (PR) e seu vice, Doutor Chicão; os deputados Federais Chico D’Ângelo (PT), Paulo Feijó (PR) e Anthony Garotinho (PR); os deputados estaduais Roberto Henriques (PR) e Clarissa Garotinho (PR); vereadores, dentre eles o presidente da Câmara, Nelson Nahim; secretários municipais e dezenas de membros da sociedade civil organizada.



Diante de milhares de pessoas, cada líder político expôs à população as irregularidades e inconstitucionalidades presentes na Emenda Ibsen. A prefeita Rosinha falou sobre os projetos e programas sociais que serão interrompidos com a ausência dos royalties, como a vacina Prevenar que protege os pequenos campistas contra a meningite; a vacina contra o HPV que defende uma geração de futuras mulheres contra o câncer de colo de útero, a principal causa de morte de mulheres na atualidade; das mais de 540 obras em andamento no município, como a restauração da Beira Valão, além de programas sociais como a passagem a R$ 1 e o cheque cidadão.

O senador Lindberg Farias destacou o poder do povo nas ruas. Lembrou da campanha das “Diretas Já”, quando a ditadura militar foi tombada, e do movimento dos “Caras Pintadas” do qual fez parte e promoveu o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

“Antes de qualquer coisa eu quero honrar o meu trabalho de Senador do Estado do Rio de Janeiro. Eu quero dizer aqui que tem ministro do Governo Dilma tratando de construir uma proposta para atacar o Rio de Janeiro. O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão é inimigo do Rio de Janeiro e está trabalhando contra a gente. Falo isso por que nós temos que mostrar força e a Dilma tem que saber também que nós vamos para as ruas, que nós vamos nos mobilizar”.

A prefeita Rosinha Garotinho encerrou a solenidade convocando o povo campista para acompanhá-la na luta. “Aqui hoje, é pra aquecer as turbinas, por que essa luta não vai acabar aqui. Se tiver que parar a BR de novo, nós vamos! Se tiver que parar a ponte Rio-Niterói, nós vamos! Se tiver que ir pro Rio, nós vamos! Se tiver que ir pra Brasília, nós vamos e se tiver que parar o bombeamento de petróleo, nós vamos também. Se isso passar no Supremo que é a última instância da Justiça e guardião da Constituição brasileira. Se o supremo não fizer justiça com a gente, não precisa ter Lei neste país, por que estão rasgando a Constituição Brasileira contra nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário