domingo, 25 de setembro de 2011


IGREJA DA CANDELÁRIA

COMEMORA 200 ANOS
A igreja dedicada à Nossa Senhora da

Candelária completa 200 anos
A Igreja da Candelária, monumento histórico da cidade do Rio, está comemorando 200 anos de sua inauguração. Para celebrar esta data haverá Missa, no dia 23 de setembro, às 18h30, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

A Igreja da Candelária foi construída em razão de uma promessa feita por Antonio Mar¬tins da Palma e de sua mulher Leonor Gonçalves, devotos de Nossa Senhora da Candelária. Segundo Celina Coelho de Je¬sus, arquivista da Irmandade do Santíssimo Sacramento, da qual a Candelária faz parte, o casal, que foi salvo de um naufrágio, prometeu construir uma ermida com a invocação da santa. Por conta do estado de conservação, em 1775, a irmandade da Can¬delária ergueu, no local onde estava a capela, um novo templo que deu origem à atual Igreja da Candelária.

Durante quase 30 anos, a igreja passou por várias obras, e apenas em 1811 foi inaugurada parte do altar que vai até aos púl¬pitos, cuja obra foi concluída ao longo do século 19. Somente em 1898 se deu a conclusão dessas obras, com a inauguração defi¬nitiva da igreja e a sagração pelo bispo Dom Joaquim Arcoverde. Ainda hoje, a igreja se destaca por sua arquitetura e pelas obras de arte que guarda, como os or¬natos de madeira, as portas de bronze e os vitrais.

A Igreja da Candelária foi er¬guida por inúmeros construtores, muitos deles nomes expressivos da arquitetura, como Job Justino de Alcântara, Gustavo Vaneldete, Detencor da Silva, Ferro Cardoso, Evaristo da Veiga e Antonio de Paula Freitas, além das pinturas de João Zeferino da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário