quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SARNEY ANUNCIA 

QUE DEFINIÇÃO 

SOBRE ROYALTIES É 

NA PRÓXIMA SEMANA

SENADOR JOSÉ SARNEY

Sem acreditar em acordo entre Estados produtores e não produtores, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta quarta-feira (28) que uma definição sobre a distribuição dos royalties do petróleo sai na próxima semana. 

Segundo o peemedebista, será analisado o projeto em regime de urgência do senador Wellington Dias (PT-PI) ou o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que propõe uma divisão mais igualitária desses recursos entre todos os municípios e Estados, de acordo com as regras de divisão dos fundos de participação dos municípios e Estados. 

A análise do veto está marcada para a próxima quarta-feira (5 de outubro) pelo Congresso.
"Eu acho que a matéria é muito controvertida para termos um acordo para votarmos por unanimidade. Vamos ter naturalmente as posições colocadas em plenário de diversas e bancadas e Estados que têm pontos de vista diferentes", disse. 

A pauta do Senado está trancada por quatro medidas provisórias. O governo trabalha para que essas MPs sejam analisadas hoje, liberando as votações de projetos. Sarney disse que o caso dos royalties terá prioridade. "O projeto será votado logo que a nossa pauta seja desobstruída." 

O Planalto trabalha para que o veto não seja analisado. Ontem, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) telefonou para senadores pedindo que trabalhassem em cima do projeto de Dias.

 

Paloma Bernardi e Thiago Martins 

estreiam peça em Niterói

Paloma em Niterói nesta sexta feira.
Paloma Bernardi e Thiago Martins vão repetir a dobradinha de "Insensato Coração" e estreiam, nesta sexta-feira, a peça “O Grande Amor da Minha Vida”, em Niterói. O espetáculo conta a história do amor de Maria Helena (Paloma Bernardi) e Luiz Eduardo (Thiago Martins). O texto é assinado por João Falcão, Guel Arraes e Karina Falcão.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Como em uma palestra, o casal apresenta um manual bem-humorado que mostra os caminhos para encontrar o grande amor, mas sem desperdiçar essa oportunidade que eles acreditam ser única na vida. A peça explora uma série de rotinas vividas por casais em todo o mundo, entre elas, como se comportar no primeiro encontro, como viver uma grande cena de amor, o primeiro ano de namoro e como enfrentar os problemas que podem surgir são algumas delas.

Serviço:
Teatro Abel - Rua Mário Alves, 2, Icaraí. Temporada: de 30 de setembro a 9 de outubro. Dias: sextas e sábados às 21h / domingos às 20h. Valor: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (estudantes e idosos apresentando documento). Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos. Maiores informações: 2195-9800 ou no site da escola: www.lasalle.com.br/abel.

 

Justiça Eleitoral aprova

criação do partido de Kassab

GILBERTO  KASSAB COMEMORA A GRANDE VITÓRIA

O PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab, vai poder disputar as eleições municipais de 2012. Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitaram hoje o pedido de registro do PSD, que será o 28º partido brasileiro. Por 6 votos a 1, o TSE concluiu que a sigla cumpriu todos os requisitos para a constituição de uma legenda, entre os quais, obter o apoio de pelo menos 491 mil eleitores.

Logo após o julgamento, o advogado do Democratas (DEM) Maurício Medeiros anunciou que o partido vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a decisão que concedeu o registro. De acordo com ele, não há comprovação de que as assinaturas foram coletadas de forma correta já que nem todas passaram pelo crivo dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Pelos cálculos de Medeiros, apenas 360 mil assinaturas foram analisadas pelos TREs. Segundo ele, o restante saiu dos cartórios eleitorais e foi diretamente para o TSE.

O advogado do PSD Admar Gonzaga garantiu que todo o processo ocorreu de acordo com a legislação. "Tudo o que fizemos foi com a orientação da Constituição Federal, afirmou. Conforme ele, documentos emitidos por cartórios têm validade e fé pública. Gonzaga disse ser a favor de investigar as suspeitas de fraudes na coleta de assinaturas em apoio ao PSD.

O único ministro a concordar com os argumentos do DEM foi Marco Aurélio Mello. Ele não aceitou o fato de o PSD ter apresentado diretamente no TSE certidões emitidas por cartórios eleitorais como comprovante da autenticidade das assinaturas em apoio à sigla. Para o ministro, a legenda descumpriu uma resolução do tribunal segundo a qual as certidões têm de ser emitidas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).


                  RIO DAS OSTRAS

Começou o 3º Festival do Pão


Foto: Mauricio Rocha
Foto: Terceira edição do Festival começa nesta segunda-feira e pretende superar o sucesso dos anos anteriores
Terceira edição do Festival começou
nesta segunda-feira e pretende superar o sucesso dos anos anteriores 
Empresários do setor de panificação de Rio das Ostras participaram  segunda-feira, dia 26, a partir das 17h, no Espaço de Eventos da Tocolândia, em Costazul, do lançamento da terceira edição do Festival do Pão. Uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

"Nossa intenção é incrementar e diversificar a produção de nossas padarias, aumentando a demanda, o consumo e gerando emprego e renda no município", explica Sérgio Azevedo, assessor de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo.

O 3º Festival do Pão conta com a parceria do Sebrae, Firjan, Sindicato de Panificação de Niterói, São Gonçalo e Municípios, companhia Souza Cruz, Distribuidora Novamix, e a empresa local Rio das Ostras Balanças e Máquinas Ltda.

Programação – O 3º Festival do Pão terá inscrições abertas de 26 a 29 de setembro na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. E as atividades serão divididas em duas fases: a primeira, de 1 a 16 de outubro, com a escolha das melhores padarias de cada região da cidade, e a segunda fase, que vai eleger o melhor pão, melhor pão salgado recheado, melhor bolo, melhor sonho e melhor mix de produtos, além da melhor padaria, de 21 a 30 de outubro.

Workshops – O Festival do Pão oferecerá oficinas de produtos de panificação para os profissionais, empresários e público em geral. As aulas acontecerão de 3 a 7, 14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de outubro, com apoio da Firjan.


Pacientes ficam dias

internados em cadeiras

Improviso foi flagrado pela ‘Blitz do DIA’ nos hospitais do Andaraí e de Bonsucesso. Com suspeita de doença contagiosa, homem foi separado do corredor só por um lençol


 A situação de precariedade nos hospitais da rede federal no Rio de Janeiro está colocando em risco a saúde até mesmo dos pacientes que conseguem atendimento médico nessas unidades. Nos corredores lotados dos Hospitais do Andaraí e Geral de Bonsucesso (HGB), doentes ficam mais de uma semana internados em macas e cadeiras de rodas. Os pacientes dividem espaço até mesmo com aqueles com suspeita de doença infectocontagiosa.
Pacientes sofrem com atendimento precário em hospitais 
da rede federal no Rio | Foto: Reprodução de Vídeo / Mahomed Saigg
As imagens mostram um cenário desolador, onde doentes chegam a fazer revezamento para ocupar as cadeiras disponíveis para receber soro.

Estou internado há uma semana. Os três primeiros dias fiquei numa cadeira de rodas. Agora já estou há quatro nesta maca”, contou um dos pacientes da emergência do HGB, nesta terça-feira.

Na emergência do Hospital do Andaraí, que está em obras, flagramos o momento em que enfermeira coloca máscara para se aproximar de paciente que estava internado atrás de uma cortina improvisado com lençol. Apenas o tecido o separava do corredor principal da emergência.

Questionada sobre a necessidade da proteção, ela explica que se trata de um homem com suspeitas de estar com uma doença contagiosa, “e que deveria estar isolado dos outros pacientes”
.
Identificação na parede

Jogados à própria sorte, os doentes dependem da ajuda de parentes até para se mover nas macas, que substituem os leitos de internação. Numa mostra de que a prática já é usual, nos dois hospitais os pacientes são identificados por folha de papel fixada à parede.

Aparelhos de raio X desativados e
camas vazias nas unidades de saúde

Na falta de leitos, os pacientes nternados nos hospitais do Andaraí e Geral de Bonsucesso fazem o que podem para minimizar o sofrimento. Para se proteger do frio durante a noite, alguns levam até cobertores e travesseiros.

A proximidade entre homens e mulheres internados na mesma área, lado a lado uns dos outros, também causa constrangimentos. Principalmente entre as mulheres.

Enquanto os doentes são mantidos em cadeiras e macas nas emergências, vários leitos foram encontrados por O DIA vazios, em outros setores dos hospitais. Aparelhos de raios-x desativados também estavam encostados num dos corredores do Hospital do Andaraí.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os problemas constatados nos hospitais do Andaraí e de Bonsucesso são provenientes da “política de não recusar o atendimento a pacientes que procuram a emergência (dessas unidades)”.

Sobre o paciente que deveria estar isolado, o Ministério informou que “ele estava no local porque os dois leitos de isolamento existentes estão ocupados”.

Contratações para unidades de saúde federais e estaduais

A secretaria estadual de Saúde anunciou nesta terça-feira que até sexta-feira será publicado edital regulamentando concurso para a contratação de 14.611 profissionais para os hospitais do estado. A Sexta Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que liberou o Ministério da Saúde para fazer contratos temporários de médicos em hospitais federais do Rio.

O objetivo é desafogar médicos e enfermeiros de unidades como o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, de Saracuruna, em Duque de Caxias, onde um aposentado morreu domingo, na porta da instituição. A família acusa o hospital de demora no socorro.

Nesta terça-feira, a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) visitou o hospital e classificou como “crítica a escassez de mão de obra”: “Nas enfermarias onde cabem 20 pacientes havia 50. Pessoas estavam espalhadas em macas pelos corredores e com apenas 6 técnicos em enfermagem trabalhando. Seria necessário pelo menos o triplo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário