terça-feira, 27 de setembro de 2011


Tartarugas mortas 
aparecem no Lagomar


Foto: Divulgação

As tartarugas foram encontradas no Lagomar 
por moradores da região 

Uma tartaruga de couro ou tartaruga gigante (Dermochelys coriácea), de aproximadamente dois metros e 400 quilos, e uma tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea), de aproximadamente 70 centímetros, apareceram mortas na manhã desta terça-feira (27) na praia do Lagomar. Elas estavam separadas por uma distância de aproximadamente um quilômetro e foram vistas por moradores da região que informaram à Secretaria Municipal de Ambiente. 

O coordenador de fauna da secretaria, o veterinário Gleidson Madalena, foi até o local e não conseguiu verificar o motivo da morte dos animais. “Elas não apresentavam nenhum tipo de ferimento ou agressão física e não temos como comprovar se houve alguma intoxicação ou elas estavam doentes, pois para fazer este tipo de análise é preciso pegar amostras de tecido fresco e os animais já estavam entrando em decomposição, e deveriam estar mortos há aproximadamente 30 dias”, informou. 




Comitiva da Suécia elogia 
Ecoponto e diz que ele 
pode ser referência


Foto: Divulgação

A comitiva ressaltou que Macaé está 
no caminho certo para a sustentabilidade 
por conta dos projetos visitados 

No segundo dia em Macaé, a comitiva de representantes da Universidade de Boras, cidade da Suécia, participou de uma reunião na secretaria de Limpeza Pública, onde conheceram o sistema de recolhimento dos resíduos urbanos e também o projeto do Ecoponto, desenvolvido pela secretaria municipal de Ambiente. Eles ficaram satisfeitos com o que foi apresentado e ressaltaram que o município está no caminho certo para a sustentabilidade. 

- Macaé começou de uma maneira muito boa, com a coleta seletiva e o Ecoponto é uma excelente iniciativa. Nós começamos assim em Boras, com um Ecoponto, e atualmente somos referência em sustentabilidade. O Ecoponto de Macaé ficará muito parecido com o Centro que temos na Suécia, onde pessoas levam os resíduos nos seus carros e depositam no local adequado, destacou o diretor da escola de engenharia da Universidade de Boras, Hans Björk.

O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, ficou satisfeito com a declaração do professor. “Isso é sinal que estamos preparados para o futuro que estamos preparando Macaé para que ela possa ficar cada vez mais sustentável”, declarou. 

Durante a reunião, a comitiva da Universidade de Boras apresentou algumas tecnologias, como geração de energia através do lixo e produção de biogás, utilizadas na Suécia e que podem ser adaptadas no município. 

O secretário de Limpeza Pública, Eduardo Jardim, salientou que é um projeto interessante. “É um projeto audacioso e se implantado no município a cidade será pioneira no estado em usar essa tecnologia. Acredito que temos que fortalecer os elos entre os países para chegar ao sucesso”, reforçou. 

Hans revelou que com a carta de intenções assinada nesta segunda-feira, eles farão uma planta piloto para Macaé, com foco em três projetos: produção de eletricidade através de incineração de resíduos e produção de biogás; recolhimento de resíduos orgânicos de mercados, restaurantes e sacolões, inclusive óleo de cozinha; e investimentos nos aspectos sociais, através da conscientização na separação de resíduos para a coleta seletiva. 

- A situação ambiental da cidade está muito boa e a colaboração internacional é muito importante, pois gera oportunidades para os dois países. Visitamos a Indonésia e a situação que vimos aqui em Macaé está extremamente acima do que encontramos lá e isso é muito bom para o futuro da cidade, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário