domingo, 22 de março de 2015

XICO DE PAULA

Corujas Buraqueiras possuem um "anjo da guarda" em Macaé


Quem passa pela orla dos Cavaleiros próximo a sede da AABB e depara as famosas Corujas Buraqueiras, pensam que elas estão sozinhas e entregues aos maus tratos e a qualquer outro tipo de infortúnio. Ledo engano, as Corujas Buraqueiras da Praia Campista possuem desde o início do ano, um "anjo da guarda" na pessoa da professora e ambientalista Jane Ribeiro da Costa, que monitora e protege, as avezinhas do lixo e linhas com cerol que são jogados próximo ao ninho das Buraqueiras. 


As Corujas Buraqueiras habitam na região desde que o local se resumia em uma enorme restinga e tinha poucas e humildes moradias, mas quando o progressou despontou na cidade e a explosão imobiliária tomou conta da praia Campista, elas migraram para outro território. Após uma longa temporada as Corujas Buraqueiras começaram a retornar ao habitat natural, ganhando um grande diferencial que é a proteção e a dedicação de Jane Ribeiro da Costa.


 A dedicação e paixão pelas Corujas Buraqueiras é tão grande que a ilustre professora iniciou com o apoio da comunidade ambientalista de Macaé, o projeto "Escola Viveiro a Céu Aberto", que tem como principal foco a "preservação e a valorização da vida". Dezenas de pessoas e instituições da cidade já aderiram ao projeto, autografando um abaixo assinado respaldando a belíssima iniciativa  de  Jane Ribeiro da Costa.


Esta extraordinária figura que é Jane Ribeiro da Costa, exerce um papel de grande relevância em defesa da fauna e do meio ambiente. Nascida no Maranhão, reside em Macaé há 20 anos, com forte atuação no Conselho do Parque Atalaia, pela agenda 21. 


As Corujas Buraqueiras  da Praia Campista não possuem predadores, a principal ameaça para elas é o homem. Os biólogos dizem que nessa época do ano, as corujas geralmente procuram locais adequados para em seus futuros ovos, a reprodução ocorre geralmente no mês de abril. Levam cerca de um mês para serem chocados e 45 dias para as corujinhas deixarem o ninho. Nesse período o macho providencia a alimentação da fêmea e dos filhotes.



"Precisamos aprender que quando 
destruímos a natureza, estamos 
destruindo à nós mesmos", 
ponderou Jane.




























Corujas Buraqueiras possuem um "anjo da guarda" em Macaé

Nenhum comentário:

Postar um comentário