Escolas de Educação Infantil funcionarão em período de adaptação na volta às aulas
02/02/2015 12:07:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Arquivo Secom
Diretrizes pedagógicas estimulam acolhimento de crianças
Pais e responsáveis devem estar atentos, pois as escolas funcionarão no turno da manhã, das 7h30 às 10h, e da tarde, das 13h às 15h30. Já as escolas de tempo integral vão funcionar parcialmente no período das 7h30 às 11h30.
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o processo de adaptação é fundamental para a criança se harmonizar em um espaço coletivo, convivendo com professores e outros alunos. Diante disso, este período favorece o conhecimento mútuo e a interação com colegas e adultos como professores e demais funcionários das escolas.
Na adaptação, a criança experimentará atividades diversificadas e novidades, como regras e limites, diferentes das vivenciadas do espaço doméstico com as quais ela não está acostumada. “A mudança no convívio familiar e a necessidade de fazer novas relações afetivas requerem um processo de ambientação que não depende, exclusivamente, do aluno, mas também da forma como é acolhido pela escola”, diz a secretária, lembrando que o ensino municipal prima pela atenção e cuidados, assim como a cortesia e a afetividade junto aos estudantes da Educação Infantil.
Ela destaca que durante a adaptação da garotada da Educação Infantil, a parceria efetiva das famílias é essencial. “Neste período, começa a construção de um vínculo de confiança entre escola e família, estabelecendo, para o aluno, a figura do professor como referência e a escola como um lugar seguro. Daí a importância de um planejamento que considere a presença da família na escola, não apenas no início do ano, mas em todo ano letivo”, ressalta a secretária.
Na quinta-feira (29), durante a primeira reunião de diretores, a subsecretária de Educação Infantil, Cristina Burle, destacou orientações para elaboração do relatório narrativo avaliativo para os educadores que atuam no segmento. Ela pontuou os prazos para entrega dos relatórios e questões primordiais como descrição, reflexão e mediação, além de registros que não podem faltar, como histórico do estudante, frequência e questões referentes à família. O relatório inicial será elaborado para todos os alunos, independente da data da matrícula.
Cristina Burle frisou que o objetivo da Educação Infantil é garantir o direito à infância. A rede municipal segue as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil que consideram a avaliação como um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.
- Diante disso, a avaliação na Educação Infantil é considerada essencial para acompanhamento dos alunos e reflexão permanente sobre as crianças em seu cotidiano, fazendo assim um elo com a ação pedagógica - ressalta Lúcia Thomaz.
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