terça-feira, 24 de março de 2015

SAÚDE PROMOVE AÇÕES PARA MARCAR O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

EMBORA O “DIA D” NESTA TERÇA-FEIRA (24), AS ATIVIDADES JÁ FORAM INICIADAS

Foto: Adilson dos Santos Palestra sobre o tema “Tuberculose na ESF – Estratégia de Saúde de Família”- Foto: Adilson dos SantosA Coordenação do Programa de Controle de Tuberculose, com o apoio do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, realizou no período da manhã desta terça-feira (24), uma palestra sobre o tema “Tuberculose na ESF – Estratégia de Saúde de Família”, tendo como público-alvo médicos e enfermeiros que atuam nas unidades.
A Secretaria de Saúde vislumbrou no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado em 24 de março, uma oportunidade de consolidar e promover informações que ajudem no combate à doença. Para marcar a data, uma série de eventos vai mobilizar profissionais de saúde e usuários da rede municipal, reafirmando a importância do tratamento e do apoio familiar ao portador da doença.
A Enfermeira Sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Marneili Martins, falou sobre a importância do contato contínuo com os profissionais que trabalham nas ESF. “Eles são os nossos melhores parceiros. Precisamos sempre estimulá-los para que não percam a vontade de procurar casos, identificá-los e acompanhar o tratamento do paciente até o final”, declarou.
Marneli ainda informou que Quissamã não é um município de alta carga, mas nem por isso, pode deixar de fazer buscas e se preocupar com a doença. Aproveitando a deixa, a Coordenadora de Controle da Tuberculose, Ruth Méia Nunes dos Santos reafirmou sobre a necessidade de cuidados.
“Não se pode baixar a guarda quando a doença é transmissível. Aos primeiros sintomas de tosse seca ou com catarro, por mais de três semanas, deve-se pensar na possibilidade de tuberculose e procurar a sua USF para conversar com os profissionais. Perda de peso, de apetite, febre e suores noturnos, dor no tórax e escarro com sangue, são outros sintomas da doença”, declarou Ruth.
Foto: Adilson dos Santos Foto: Adilson dos SantosNa parte da tarde, o tema da palestra foi: “Biossegurança no Ambiente Hospitalar” para todos os funcionários interessados do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. O Secretário de Saúde, Tiago Santos, fez questão de comparecer ao encontro e na ocasião, anunciou a saída do Coordenador de Promoção, Proteção e Atenção à Saúde, Ricardo Tigre, por motivos pessoais. Informou também que a Enfermeira Milena da Paixão assumirá a coordenação.
Embora o “Dia D” seja hoje (24), as festividades tiveram início na última segunda-feira (23) com palestras e exposição de vídeo na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro e para um grupo de mulheres que se reuniu numa Igreja Evangélica de Barra do Furado, a fim de participar da mesa redonda com a Enfermeira Raquel Moreno.
Dando continuidade às comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, nesta quarta-feira (25) às 14h, o Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, fará palestra sobre o assunto e exibirá um vídeo. Na quinta-feira (26) no mesmo horário, o CIEP Municipalizado 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva, também fará as mesmas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário