Escola Municipal de Belém leva às ruas Carnaval Literário
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/02/2017 12:56
Cerca de 170 crianças da Escola Municipal Paulo Almeida Brasil e moradores do Conjunto Império Amazônico levaram nesta quinta-feira, 23, a magia da leitura às ruas do bairro do Souza em um arrastão cultural que encerrou o I Carnaval Literário da unidade.
Entre os muitos personagens que participaram do arrastão estava o Visconde de Sabugosa, do Sítio do Picapau Amarelo, criado por Monteiro Lobato e interpretado pelo estudante do 3º ano Gustavo Soares, de 8 anos. Ele contou que fez muita leitura e pesquisa sobre o boneco de sabugo de milho. “Eu quase não vinha à biblioteca da escola porque não gostava mesmo de ler, mas agora que percebi que posso mergulhar nas histórias e nos contos e tudo se tornou mais divertido”, disse Gustavo, que caiu na folia acompanhado da avó.
A aposentada Ivone Soares aproveitou cada momento ao lado do neto e relatou estar feliz e satisfeita com o grande avanço que ele vem apresentando com as aulas de leitura e escrita. “Eu decidi tirá-lo da escola em que estudava, pois o tempo passava e o Gustavo não aprendia a ler. Hoje ele leva os livros para casa e pede para que eu escute as histórias dele”, revelou. “Cada livro é uma novidade que gera novos aprendizados na vida dele”, completou, entusiasmada.
Despertar o hábito da leitura e da escrita é um dos objetivos do I Carnaval Literário, realizado em três etapas que culminaram no Arrastão Literário. “Esta é a oportunidade que temos de aproximar pais e comunidade da escola e mostrar tudo o que é desenvolvido dentro da sala de aula. O resultado é visto aqui, durante as apresentações de cada turma”, destacou a professora da biblioteca, Gênova Ribeiro.
O Arrastão Literário reuniu oito apresentações de contos clássicos, como a história de “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau”, “Os Três Porquinhos” e o “O Lobo e os Sete Cabritinhos”.
Ao final das encenações, os olhares dos pais e responsáveis eram de orgulho. “Estou surpresa e ao mesmo tempo encantada com tudo o que vi aqui”, disse Tânia Rossy. “É satisfatório demais acompanhar o progresso do meu filho, diante de tantos aplausos que ele recebeu”, concluiu. Emocionada. ao chegar novamente na escola, após o percurso do arrastão, que durou cerca de três horas.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Natasha Albarado
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Natasha Albarado
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário