sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Cidade deve receber mais de 250 mil foliões no Carnaval

Foto: Mauricio Rocha
Durante Carnaval fechamentos de ruas serão realizados na Orla do Centro e na de Costa Auzl, a partir das 6 horas da próxima sexta-feira, dia 24
Foto: Gabriel Sales
Com apoio das Polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal fará um plano de ação especial com efetivos distribuídos em locais estratégicos
Rio das Ostras está preparada para receber milhares de foliões neste Carnaval. Segundo pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Município deve receber mais de 250 mil pessoas durante a folia, a partir desta sexta, dia 24. A ocupação hoteleira atingiu 60% e espera chegar a 90% nos dias de Carnaval. Um dos principais feriados da alta temporada, a festa de Momo tem forte impacto econômico, fortalecendo os diversos segmentos empresários. 

Para atender bem a turistas e moradores, ações de limpeza, trânsito, fiscalização, saúde e segurança. Em relação ao trânsito, a Prefeitura irá deixar a orla mais livre para o fluxo de pedestres. A partir das 6 horas da próxima sexta-feira, dia 24, a Secretaria de Segurança Pública irá fechar todas as ruas em frente à orla da Praia da Tartaruga até Costazul (veja gráficos). Com esta ação, as vias próximas às praias ficam mais seguras, preparando a cidade para a apresentação dos blocos carnavalescos. 

Toda extensão da Avenida Prefeito Claudio Ribeiro (orla do Bosque), até a Praça São Pedro estará fechada para o trânsito de veículos automotores a partir das 6h do dia 24 de fevereiro até às 6h do dia 10 de março (Quarta-feira de Cinzas). O mesmo acontece na Orla de Costazul. 

AUTORIZAÇÃO - Com o intuito de causar o menor transtorno possível aos moradores e empresários destas localidades, a autorização para circulação deverá ser retirada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de 20 a 22 de fevereiro, das 9 às 16h. O documento irá permitir apenas o trânsito de veículos até a casa do morador ou ao empreendimento. 

O veículo deverá ser guardado em garagem própria, não podendo ficar estacionado em via pública, podendo a ser rebocado para o Depósito Municipal. 

A Sede da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo fica na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/n, Extensão do Bosque e funciona das 8h às 17h. 

FISCALIZAÇÃO – A Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana irá fiscalizar a entrada e saída de ônibus e vans irregulares e, também, combater o transporte irregular na cidade. Denúncias e dúvidas podem ser esclarecidas pelo número (22) 2771-2842. 

No Carnaval, quiosques, ambulantes e estabelecimentos comerciais próximos às orlas também serão fiscalizados por equipes da Coordenadoria de Fiscalização do Município (Comfis) e da Guarda Municipal. 

CARGA E DESCARGA – A Prefeitura de Rio das Ostras informa, ainda, aos comerciantes destas localidades que o horário para carga e descarga será das 7h às 11h, todos os dias, exceto na sexta-feira, dia 24, que será até as 17 horas. 

A partir das 13h, horário previsto para a apresentação dos blocos carnavalescos, não será permitida a circulação de veículos nestes locais. 

SAÚDE - A Secretaria de Saúde também está com o esquema montado para os dias de folia em Rio das Ostras. De acordo a subsecretária de Saúde, Rosimeri Azevedo, o Carnaval está estruturado para atendimento à população, conforme as necessidades, com a otimização das equipes no Pronto-Socorro Municipal. 

Haverá atendimento 24 horas para os casos de emergência. Três ambulâncias estarão distribuídas em pontos estratégicos da cidade: Praça José Pereira Câmara, no Centro; no Camping em Costazul e Rua Irene, onde terá a concentração dos blocos. Já a Farmácia Municipal estará em seu horário estendido, no sábado, domingo e no feriado, das 8h às 12h, como foi divulgado anteriormente. E o Serviço 192, com Atendimento 24h. 

A equipe da Atenção Básica também estará atuando numa tenda da Defesa Civil, na Praça do Centro, com distribuição de preservativos para os foliões, que foram doados pelo Estado. 

LIMPEZA - A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras preparou uma ação especial de limpeza para os dias de Carnaval. Cerca de 100 homens devem reforçar a varrição na área central, principalmente onde houver maior concentração de blocos e foliões. 

Nas praias, a limpeza acontecerá em quatro horários distintos para evitar acúmulo de resíduos. As equipes percorrerão a orla sempre às 3h, 7h, 8h e 16h. Quanto à coleta do lixo domiciliar, a Secretaria do Ambiente informa que manterá os dias e horários normais já estabelecidos em cada localidade. 

DEFESA CIVIL – Durante o Carnaval, a Defesa Civil de Rio das Ostras estará a postos para agir com prevenção de incêndios, pânico, mal súbito, entre outros. O Corpo de Bombeiros também estará com uma guarnição a mais de efetivo. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

FECHAMENTO DE RUAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário