terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Blocos de rua de Mosqueiro atraem milhares de foliões para a ilha

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 28/02/2017 09:18

  • / DIVERSÃO / 28/02/2017 09:18

    Cerca de 350 mil pessoas passarão pelo distrito durante os cinco dias de programação, que teve início no sábado, 25


Ter disposição para pular Carnaval aos 87 anos não é para qualquer um. Com nove filhos, dez netos e quatro bisnetos no currículo, Dona Ocirema Melo tem a receita para tanta disposição: “É preciso ter a cabeça no lugar, saber se divertir, saber brincar e sem bebedeiras”, revelou.
Dona Ocirema é nascida e criada em Belém, mas foi em Mosqueiro que encontrou a tranquilidade para desfrutar de uma paixão antiga, que é a de participar da tradicional festa de Carnaval de rua. Este já é o segundo ano que ela faz questão de seguir para a ilha, onde desfila no corredor da folia pelo bloco "Siri na Lata”. “Os blocos em Mosqueiro são uma brincadeira saudável, tem muita família, é tranquilo e tem bastante policiamento”, explicou.
Assim como Dona Ocirema, muitos belenenses optam pela ilha como destino durante o feriado de Carnaval. De acordo com a agência distrital de Mosqueiro, cerca de 350 mil pessoas passarão pelo distrito durante os cinco dias de programação, que teve início no sábado, 25, e segue até quarta-feira de Cinzas, no dia 1°.
Nesta segunda-feira, 27, foi dado início ao desfile oficial dos blocos na ilha. E para garantir a segurança dos foliões e moradores do distrito, a Prefeitura de Belém organizou uma operação especial para os dias de festa, reforçando as equipes de trânsito, limpeza, segurança e fiscalização.
Para ordenar o trânsito no local e dar apoio durante a passagem dos blocos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) deslocou 20 agentes de trânsito, quatro viaturas e três motocicletas para o local. Já a Guarda Municipal, atua na ilha com 150 homens – em escala de 30 por plantão -, dez motocicletas e duas viaturas.
“Foi preciso interditar o trânsito desde a 3ª Rua, na caixa d’água, até a Rua Siqueira Mendes, para que os blocos possam passar com segurança. E só depois da dispersão que vamos liberar o trânsito”, informou o supervisor de trânsito da Semob, Manoel Carneiro da Costa Filho, que ressaltou, ainda, que o trabalho integrado com a equipe da Guarda Municipal e Policia Militar tem garantido toda a estrutura para manter a segurança no distrito.
“Aqui não tem confusão. É muito organizado, uma brincadeira sadia”, declarou a diretora do bloco “Siri na Lata”, Fátima Ribeiro, que desfilou nesta segunda, com cerca de 60 brincantes.
Mas, nem só de folia vive o distrito de Mosqueiro. Para quem queria apenas aproveitar a praia pela manhã e desfrutar a praça Matriz a noite, também era possível. Com umas cadeiras de praia a tiracolo, a Família Ferreira encontrou a tranquilidade que precisava para relaxar durante o feriadão. “Nós não somos muito de festa, viemos pra descansar e graças a Deus estamos conseguindo”, afirmou o funcionário público Antônio Cláudio Ferreira, de 45 anos, junto à esposa Karen Ferreira, 43 anos, e a filha Cláudia Beatriz, de 13 anos.
Para quem é morador da ilha, a mudança de rotina durante os dias de carnaval também estavam longe de ser um transtorno. Moradora da bucólica há sete anos, Socorro Oliveira, 56 anos, encontrou na festa a oportunidade ideal para ganhar uma renda extra. “Além de a festa ser boa para sair da rotina, pra mim está sendo melhor ainda porque minha casa se tornou um verdadeiro restaurante. Estou vendendo muitas refeições todos os dias”, comentou.
Socorro mora em pleno corredor da folia, na Rua N. Senhora do Ó, e afirma que não tem do que reclamar da grande festa. “Todos os dias estão vindo limpar aqui. Acabou a festa, entram as equipes de limpeza. Então, pra mim tá tudo ótimo”. Segundo a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a limpeza da ilha também foi reforçada em mais 45 agentes de limpeza para as vias públicas.
Outra novidade no Carnaval deste ano é que Mosqueiro agora conta com um grupo de 100 voluntários treinados pela Defesa Civil Municipal, que darão apoio durante toda a programação.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário