quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Prefeitura garante infraestrutura e esquema de segurança para o Carnaval de Mosqueiro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/02/2017 10:15

  • / FOLIA 2017 / 23/02/2017 10:15

    Distrito de Mosqueiro deverá receber 350 mil foliões neste Carnaval. Prefeitura garante serviços de segurança, saúde, saneamento, transporte e ordenamento econômico.


Com estimativa de receber 350 mil pessoas neste feriado de Carnaval, a ilha de Mosqueiro promete ser um dos destinos mais animados dos foliões de Belém. Para garantir um Carnaval seguro tanto para os moradores do distrito quanto para os que escolherão a ilha como opção para cair na folia, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital, está programando diversas ações com apoio das secretarias municipais.
As programações terão início já neste sábado, 25, com um baile popular na praça da Matriz. De acordo com o agente distrital, Benedito Cavallero, serviços de segurança, limpeza, fiscalização e organização do trânsito irão contribuir com a realização da tradicional festa. “Esperamos um grande número de pessoas este ano. Por este motivo estamos tomando os cuidados necessários para que este seja um Carnaval tranquilo”, afirma Cavallero.
Ainda de acordo com o agente, um grupo de 100 voluntários do distrito recebeu treinamentos da Defesa Civil Municipal e estarão dando apoio durante a programação. “Nossa preocupação é, sobretudo, em manter a segurança dos brincantes”, enfatiza.
Limpeza - Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizou um mutirão de limpeza no distrito e reforçou o trabalho com o apoio de mais 45 homens para a limpeza das vias públicas. O órgão disponibilizou, ainda, um caminhão hidrojato para a desobstrução da rede de drenagem para a prevenção de alagamentos.
Ônibus - Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) vai disponibilizar nos dias 25 e 26 o reforço na frota dos ônibus que fazem linha para os distritos de Mosqueiro e Outeiro. Além disso, em Mosqueiro a Semob dará o apoio necessário aos blocos de rua.
Para o ordenamento do trânsito no local, os agentes farão rondas nas praias do Chapéu Virado, Murubira, Farol e na Vila. Quando começarem os desfiles, as ruas serão interditadas temporariamente para os brincantes e em seguida liberadas para o trânsito. Não haverá interdição permanente de vias.
Segurança - Para garantir o bem-estar da população durante os dias de Carnaval, a Guarda Municipal de Belém (GMB) preparou um esquema operacional que envolve 243 guardas municipais, apoiados por seis viaturas e 12 motocicletas.
Para o distrito de Mosqueiro seguirão duas viaturas, dez motocicletas e 150 guardas – trabalhando30 por plantão durante os cinco dias de folia.
Serão deslocados para Icoaraci 15 guardas municipais, que devem reforçar a segurança durante os dias 26 e 27 de fevereiro e no dia 1º de março.
Saúde - Outra grande mobilização está sendo realizada pela Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais (HV), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com a distribuição de aproximadamente 607 mil preservativos masculinos e seis mil femininos. Além disso, a Sesma vem realizando o abastecimento das Unidades Básicas de Saúde com cota extra para o Carnaval.
Para a diretora do bloco Siri na Lata, Fátima Ribeiro, 54 anos, a expectativa para a festa em Mosqueiro, neste ano, é a melhor possível. “Nós sabemos das limitações financeiras que a Prefeitura teve este ano, mas o fato de eles estarem buscando alternativas para garantir um Carnaval seguro e organizado me deixa muito animada”, afirma Fátima. “O bloco foi criado para a diversão das famílias e dos amigos e é isso que queremos levar para Mosqueiro: uma agitação como verdadeiros siris na lata”, completou a diretora do bloco.
Pela cidade – O ordenamento do comércio informal dentro cidade permanecem sendo realizado normalmente pela Prefeitura de Belém. Para o sábado, 25, até a quarta-feira de cinzas, 1, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) escalou 78 servidores, que atuarão principalmente no Portal da Amazônia, na praça da República e nas proximidades do Pórtico Metrópole. A meta da Secon é garantir que os ambulantes que optarem por não sair da capital trabalhem nesse período de forma ordenada e respeitando o passeio público.
Confira a programação completa do Carnaval 2017 em Mosqueiro:
Dia 25 (sábado)
Baile Popular: 21h às 00h - Coreto da Praça Matriz

Dia 26 (domingo)
Arrastão das escolas de samba: 17h às 18h30 | 20h às 00h
Corredor da folia – Vila (Av. Getúlio Vargas, Rua N. Sra. do Ó)

Dia 27 (segunda-feira)
Desfile de blocos: 15h às 18h30 | 20h às 00h
Corredor da folia – Vila (Av. Getúlio Vargas, Rua N. Sra. do Ó)

Desfile de blocos: 16h às 20h
Baia do Sol - Rua do Genésio, BL 19 e Beira Mar (Pracinha em frente à Escola Lauro Chaves)

Desfile de blocos: 16h às 20h
Rua do Aeroporto - Concentração: Rua Eurico Humariz

Dia 28 (terça-feira)
Desfile de blocos alternativos: 15h às 18h30 | 20h às 00h
Corredor da folia – Vila (Av. Getúlio Vargas, Rua N. Sra. do Ó)

Desfile de blocos: 17h às 20h
Praça de Carananduba, Rua Lalor Mota

Dia 01 (quarta-feira)
Bloco “Pirarucu nas Cinzas”: 15h às 18h
Rua do Aeroporto
Texto: Karla Pereira
Foto: Arquivo Comus / Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário