sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Centros de Referência cuidam de famílias em vulnerabilidade

2017-02-24 11:58:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
uma mulher fazendo atendimento para um homem e uma mulherr
Foto: Arquivo Secom
Unidades trabalham a promoção social da família
Um fator positivo para o sucesso das atividades sociais numa cidade é o trabalho feito pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Em Macaé, são sete, que se localizam estrategicamente nos bairros: Parque Aeroporto, Aroeira, Barra de Macaé, Novo Visconde, Nova Esperança, Região Serrana (Córrego do Ouro) e Malvinas.
Para a psicóloga Tuany de Carvalho Mosqueira Lopes, coordenadora de Proteção Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, o objetivo dos Cras é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social no território de suas respectivas abrangências.

- Por meio do fortalecimento de vínculos familiares e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania se promove a precaução às circunstâncias de vulnerabilidade social - explica.

Os Cras são constituídos por assistentes sociais, psicólogos, assistentes administrativos, orientadores sociais e pessoal de limpeza. "Todos estão voltados para os indivíduos e suas famílias", comenta. Ela acrescenta que cadaCras atende por mês aproximadamente 130 famílias.

- Nossa finalidade também é promover o acompanhamento socioassistencial, buscamos atuar de forma preventiva para evitar que as famílias tenham seus direitos violados - conta.

O atendimento com a assistente social pode ser individualizado. Ainda ocorrem assistências feitas pelos profissionais nas casas das famílias, o chamado atendimento domiciliar. Também são feitos encaminhamentos à rede socioassistencial, aos setores da rede municipal de saúde.

Os Centros de Referência em Assistência Social promovem mensalmente uma reunião intitulada 'Acolhida'. Consiste em reunir famílias para sua inserção no CadÚnico - que dá acesso a benefícios do governo federal como o Programa Bolsa Família e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário