Atividades culturais marcam o Dia Internacional da Mulher
A Secretaria Municipal de Cultura comemora o Dia Internacional da
Mulher com música, teatro, poesias, exposições, roda de conversa e tantas outras atividades ligadas à cultura.
Em Glicério, região serrana, o Espaço Cultural Antonio Otto, onde se localiza a Biblioteca Henriqueta Marotti, dará ênfase a mulher empreendedora, homenagem esta através de poesias, exposições, dinâmicas e roda de conversa. O evento está marcado para o dia 8 de Março, a partir das 14h e conta com a parceria da Secretaria de Interior, Transforma Gerenciamento de Resíduos, Associação de Moradores de Glicério, Colégio Raul Veiga, Rádio Alternativa FM, Grupo de Terceira Idade Serra Verde.
A participação da cultura também se estende na programação de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O evento acontecerá no dia 8 de Março de 9h às 16h, na Praça Washington Luiz, a secretaria de cultura levará para a praça música e teatro. A Orquestra Popular de Macaé (OPM), promete encantar o público com repertório de choro, samba e clássicos da MPB, se apresentará às 15h. "Muitas obras que exaltam a mulher através da música será tocada no evento. É uma satisfação participar do Dia Internacional da Mulher em nosso município". Disse Bruno Py, maestro da OPM.
E o teatro ficará por conta de Claudia Byspo, atriz, coreógrafa e diretora de teatro, apresentará o monólogo 'Amor Líquido', que destaca o efêmero das relações. "Estar no palco nesse dia de homenagem às mulheres é ampliar as ações do universo feminino do cotidiano por meio da arte", registra a atriz.
A Secretária de Cultura Tânia Jardim, ressalta a importância do dia. "Ser mulher é ir à luta, é conquistar seu espaço, ser mulher é um desafio. É de uma validade significativa participar dessa homenagem mais que merecida no Dia Internacional da Mulher". Concluiu.
História do 8 de março
O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Jornalista Mônica Braga
Nenhum comentário:
Postar um comentário