sexta-feira, 31 de março de 2017

Belém tem o que celebrar no Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 31/03/2017 08:47

  • / GASTRONOMIA CRIATIVA / 31/03/2017 08:47

    Pelas feiras da cidade é possível encontrar fartura de sabores a preços acessíveis.


Nesta sexta-feira, 31, Dia Nacional da Saúde e Nutrição, Belém tem o que comemorar. A Cidade Criativa da Gastronomia, título conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), detém os mais variados e saborosos pratos produzidos com os fartos elementos da cultura regional. E é nessa mistura de cheiros e sabores que se encontram as riquezas nutricionais para uma vida saudável.
Pupunha, castanha, ervas, açaí, pescados e manga são alguns exemplos de alimentos ricos em nutrientes e cujo consumo deve ser incentivado neste dia especial, que foi criado pelo Ministério da Saúde para estimular a reflexão sobre as escolhas que fazemos e que nos aproximam ou não de uma vida saudável.
Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) Lourrene Martins, o consumo de alimentos regionais é uma alternativa barata e acessível. “Quando aproveitamos os produtos que fazem parte da nossa realidade, conseguimos aderir mais facilmente a uma educação alimentar. Essa adesão fica melhor quando esses produtos estão na safra e ficam disponíveis em grande quantidade e com preço mais baixo”, afirma.
Mas para saber qual a alimentação adequada, é fundamental procurar um profissional de saúde. Em Belém, todas as unidades municipais de saúde possuem nutricionistas. Eles orientam e acompanham os usuários na prática da alimentação saudável. “O acompanhamento é feito desde bebês na fase da amamentação até idosos, hipertensos, diabéticos e pessoas que queiram uma nova rotina alimentar”, informa a nutricionista.
A profissional acrescenta que, além do consumo de frutas, o uso de ervas para temperar alimentos pode ajudar a reduzir o consumo de sódio e açúcar, elementos abundantes em alimentos industrializados e que podem levar ao desenvolvimento de diabetes e problemas renais, por exemplo.
É fundamental, ainda, a prática de exercícios físicos, frisa a profissional. E espaços para a prática, em Belém, tem de sobra. Praças da República e Batista Campos, Portal da Amazônia e a nova Augusto Montenegro são algumas sugestões de locais. Dentro das unidades de saúde também é possível se exercitar com o auxílio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que possuem equipes multiprofissionais, incluindo um educador físico, mantendo atividades diárias. Há também as academias ao ar livre em diversos bairros.
“Decidir por uma vida saudável significa pensar no somatório da prática de exercícios, alimentação adequada e acompanhamento profissional. Assim aumentam as chances de desenvolvermos menos doenças, mantermos a massa corporal e ter uma vida feliz, aproveitando tudo de bom que esta cidade nos dá”, diz a nutricionista Lourrene Martins.
Ela sugere dois alimentos que estão atualmente na safra. A pupunha, rica em fibra e vitaminas A e E, que favorece o crescimento e o desenvolvimento e é boa para a pele e a visão. “É antioxidante e possui gordura saudável e só não pode ser ingerida em grande quantidade”, explica. E a manga: rica em fibra e vitaminas A e C e ótima para o trato intestinal.
Texto: Paula Barbosa
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário