quarta-feira, 29 de março de 2017

Cento e quarenta merendeiros da rede municipal de ensino recebem capacitação

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 29/03/2017 11:38

  • / FMAE / 29/03/2017 11:38

    O curso sobre manipulação de alimentos ocorreu na Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro do Umarizal, e foi o segundo promovido este ano pela Prefeitura.


Merendeiros e merendeiras da rede municipal de ensino de Belém chegam a receber até quatro cursos de capacitação por semestre. A formação contínua dos profissionais que preparam a alimentação servida nas escolas municipais tem sido prioridade da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), desde 2013. Nesta quarta-feira, 29, foi a vez de mais 140 merendeiros serem capacitados para a boa manipulação de alimentos. O curso ocorreu na Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro do Umarizal, e foi o segundo promovido este ano.
De acordo com o presidente da Fmae, Walmir Moraes, a rede municipal de ensino conta atualmente com pouco mais de 600 merendeiros, que atendem os 72 mil alunos matriculados na rede. “Não adianta termos um bom cardápio, bons alimentos se os nossos manipuladores de alimentos não tiverem consciência da responsabilidade do papel que eles exercem no processo. Se eles não fizerem um serviço bem feito, não vai chegar um bom produto final para os nossos alunos”, destacou Walmir.
As nutricionistas Juliana Lima, de 28 anos, e Juliane Leite, 32 anos, foram as responsáveis, na manhã desta quarta-feira, por repassar os ensinamentos sobre boas práticas na cozinha para os merendeiros. “A gente retoma aqui conceitos importantes no dia a dia deles de trabalho, como a importância do programa nacional de alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, postura no trabalho, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, entre outros pontos”, explicou Juliana Lima.
Juliane Leite, que trabalha na rede municipal há quatro anos, ressaltou que este é um trabalho permanente não só através dos cursos, mas também de visitas dos nutricionistas às escolas. “As visitas são feitas diariamente para acompanharmos se de fato eles estão aplicando o que é ensinado durante os cursos”, explicou a nutricionista.
Para a merendeira Maria Edineth Viana, 37 anos, as capacitações e o acompanhamento das nutricionistas têm feito a diferença. “As nutricionistas sempre vão verificar se está tudo certo. E se alguma coisa não está como devia, levamos bronca”, contou, sorrindo. Edineth trabalha há nove anos na Escola Municipal Santana do Aurá e revela que participa de pelo menos uma capacitação por ano. “Eu adoro esses cursos. A gente sempre aprende uma coisa nova, é uma renovação para a gente”, afirmou a merendeira.
Os merendeiros também já se tornaram multiplicadores das normas de boas práticas na cozinha. O merendeiro Nelson Campos Moura, de 35 anos, faz questão de partilhar os conhecimentos adquiridos durante as capacitações com a esposa Jolse, que trabalha como cozinheira, mas fora da rede municipal. “Como trabalho em unidade de educação infantil, com crianças até 5 anos-, tenho cuidado redobrado durante o processo, tanto para que elas gostem da comida quanto para que os alimentos estejam bem conservados e nutritivos”, disse Nelson.
Durante o curso, os merendeiros aprenderam ainda a técnica de branqueamento, que permite armazenar alimentos sem perder a qualidade e os nutrientes. A previsão da Prefeitura de Belém é de que a próxima capacitação de merendeiros ocorra em abril.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário