sexta-feira, 31 de março de 2017

Pescadores de Macaé recebem palestra da Marinha do Brasil

2017-03-31 13:30:00 - Jornalista: Juliene Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas na palestra da Marinha
Foto: Bruno Campos
Objetivo foi orientar sobre restrições do tráfego aquaviário, documentação e segurança
Com o objetivo de orientar os pescadores sobre as restrições do tráfego aquaviário, documentação, além de material de segurança e salvatagem, a Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania de Portos de Macaé realizou palestra nesta quinta-feira (30), no auditório do Paço Municipal. A ação é uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Pesca e Agricultura e permanece durante o defeso do camarão, que acontece entre 1º de março e 31 de maio, com outras atividades em benefício aos pescadores.
De acordo com secretário adjunto de Pesca e Aguicultura, Clóvis de Queiroz Lima, Macaé tem, em média, 500 pescadores inscritos na Frente de Trabalho no período do Defeso do Camarão de 2017. Durante esse período, são realizadas palestras, cursos, ações ambientais e frentes de trabalho, que representam a contrapartida dos pescadores pelo recebimento do salário mínimo mensal.

- A proposta da palestra com a Marinha foi esclarecer questões que geram dúvidas aos pescadores, como segurança para tripulação, embarcações e banhistas, além do risco de pescas próximo de plataformas e, principalmente, documentação -, disse.

O presidente da Colônia dos Pescadores, Marcelo Pereira, ressaltou a importância da ação para o cotidiano dos pescadores. "Precisamos saber, de forma clara, nossos direitos e deveres. Os pescadores tem diversas dúvidas, principalmente sobre documentação. Durante a palestra, a Marinha esclareceu informações importantes e ficou à disposição para eventuais solicitações", disse.

Segundo o supervisor de segurança do tráfego aquaviário, oficial Alexandre Azevedo, a Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé está à disposição das entidades náuticas, bem como de todos os navegantes. Para mais esclarecimentos, o contato pode ser feito pelo telefone (22)2772-1889 ou por email: secom@macae.mar.mil.br e informou ainda que a fiscalização será intensificada.

O cronograma da frente de trabalho é o seguinte:

  • 7 de abril, às 7h - Limpeza de Patrimônio Ambiental, na Ilha do Francês;

  • 13 de abril, às 14h - Palestra, na Associação dos Moradores da Barra, sobre Primeiros Socorros;

  • 20 de abril, às 9h - Limpeza de Patrimônio Ambiental, no Canal Macaé/Campos, palestra sobre Educação Ambiental e ações de combate ao Aedes aegypiti;

  • 28 de abril - Curso (Carteira POP); 5 de maio, às 9h - Limpeza de patrimônio ambiental, no Pontal;

  • 12 de maio, às 9h - Realização de Exames no Mercado de Peixes sobre (Saúde do Pescador);

  • 19 de maio, às 9h, Limpeza de Patrimônio ambiental, no Canal Macaé / Campos;

  • 26 de maio, às 9h - Limpeza de patrimônio ambiental, na Praia da Barra.

Defeso do camarão - O período de defeso impede a pesca do camarão no mar da Região dos Lagos e no Norte Fluminense, entre 1º de março e 31 de maio. Pescadores de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Saquarema, Macaé, do litoral de Campos dos Goytacazes e São João da Barra são afetados pela medida, já que esse é o período de reprodução dos crustáceos.

Nos três meses, fica proibida a pesca de arrasto com tração motorizada para a captura do camarão-rosa, camarão-sete-barbas, camarão-branco, santana ou vermelho e barba-ruça. De acordo com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o pico do período de reprodução do camarão varia de um ano para outro, de acordo com a variações climáticas, de correntes e ventos.

As punições incluem advertência, multa e apreensão do produto, além de suspensão parcial ou total das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário