sexta-feira, 31 de março de 2017

Exposição Caio Graffiti acontece em Búzios
Por em 17/03/2017
Nesta sexta-feira, dia 17, às 17h, no Espaço Cultural Zanine, inicia a exposição Caio Graffiti e vai até o dia 11 de abril.

Como finalização do Projeto Arte Além dos Muros Escolares, a Prefeitura de Búzios, através do Colégio Municipal Paulo Freire e a Coordenação de Arte e Cultura e com o Rotary Club, oferece à população a exposição Caio Graffiti.

A exposição inicia nesta sexta-feira, dia 17 de março e vai até o dia 11 de abril. Os horários são: de terça a quinta-feira, das 8h às 17h, as sextas e sábados, das 17h às 21h e aos domingos, das 16h às 20h.

O Projeto Arte Além dos Muros Escolares teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades dos jovens no exercício da cidadania, discutido sobre as pinturas, as pichações nos muros das escolas e seu entorno.  Neste foi apresentado às técnicas da manifestação do grafite e a arte urbana da atualidade. Foi estudada a oportunidade de construir valores estéticos que podem despoluir visualmente nossa cidade e oportunizar as intervenções do artista local no patrimônio público cultural.

Nascido na década de 1970, na periferia de Nova York, o Grafite fazia parte do Hip Hop, de movimentos culturais que envolviam música e a dança. Essa forma de expressão se espalhou pelo mundo nas ruas dos centros urbanos, decorando e transformando os espaços urbanos.

O grafite era considerado sinônimo de pichação e não ganhava espaço nas discussões sobre arte, porém há pouco tempo ganhou outro olhar.

A qualidade estética de artistas que começaram sua carreira grafitando, como o americano Jean-Michel Basquiat, chamou a atenção de historiadores e curadores de museus, que passaram a inserir obras deles em algumas exposições. É possível perceber semelhanças entre pichação e grafite, que além de ambos usarem tinta látex ou spray para pintar, têm como suporte os muros ou paredes, e temas mais comuns do cotidiano.

No grafite as técnicas são mais apuradas e exploram efeitos e cores que a pichação não permite. Além dos grafiteiros Os gêmeos, dois irmãos que fazem sucesso no mundo todo, outros nomes também fazem partedo cenário atual brasileiro, sendo referências dessa arte, como Carlos Dias, Daniel Melim, Kobra, TitiFreak e Zezão. 


O projeto iniciou com os alunos do Colégio Municipal Paulo Freire de Armação dos Búzios, estendendo-se ao Ensino Fundamental II. O projeto que propõe grafitar além dos muros escolares trouxe para a juventude a possibilidade de desenvolver a autonomia através da Arte Urbana Contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário