O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – mais uma vez se destaca pela sua metodologia de ensino digital e seus processos de ensino aprendizagem voltados para a educação inclusiva. Nos dias 03, 04 e 05 de abril, a coordenadora pedagógica, Scheila Ribeiro de Abreu e Silva, participará do XIV Congresso Internacional sobre Educação Inclusiva e da XXXIV Jornada de Universidades e Educação Inclusiva, sob o tema ” Práticas Inovadoras Inclusivas: desafios e oportunidades”, na cidade de Oviedo, na Espanha.
O congresso terá como objetivo reunir profissionais, pesquisadores, professores, estudantes, instituições e associações que compartilham um interesse comum na melhoria da qualidade educacional e na inovação das suas práticas.
Na ocasião, a coordenadora do INSG/Castelo vai apresentar o trabalho “Inovação tecnológica e inovação pedagógica: a utilização de recursos didático digitais no contexto da escola”, cujo conteúdo perpassa pela vivência do projeto de inclusão digital com a implantação do Material Didático Digital (MDD) nas salas de aula das escolas da Rede Salesiana Brasil de Escolas – RSB-Escolas -e, consequente do Colégio Castelo Macaé.
A coordenadora, salienta que o trabalho foi construído ao longo de uma série de reflexões realizadas com a equipe gestora, pedagógica e docente do INSG, no processo de elaboração e desenvolvimento de seu Projeto Pastoral Político Pedagógico.
“Levar esta experiência vivenciada no dia-a-dia da escola para um Congresso Internacional é de grande relevância, não apenas porque me possibilitará o intercâmbio acadêmico, mas também por oportunizar a representação de irmãs salesianas e os profissionais do INSG. Esta participação mostra que o Castelo sempre foi uma escola de vanguarda, que vem incorporando ao longo de sua história educacional, novas e ricas experiências, como: Salas Ambientes, Grupos Cooperativos, Pedagogia de Projetos, Avaliação por Portfólio, e, atualmente, o Material Didático Digital – MDD”, explica Sheila.
Texto e Foto: Moira Paula
Assessoria de Comunicação