quinta-feira, 30 de março de 2017

Seminário de Artesanato destaca união para crescimento do setor

2017-03-30 15:56:00 - Jornalista: Marilene Carvalho
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas no Seminário de Artesanato
Foto: Divulgação
Evento reuniu artesãos de diferentes municípios fluminenses
Desenvolver e reforçar parcerias na busca do crescimento pessoal e do setor foi assunto em destaque no I Seminário de Artesanato de Macaé e Região, realizado na quarta-feira (29). Outra pauta em debate é a criação de produtos que sejam marcas identificadas com cada cidade ou região. O evento contou com a presença de membros da Federação de Artesãos do Estado do Rio de Janeiro (Faciart-RJ). Na ocasião, a entidade empossou a presidente da Associação Municipal de Artesãos de Macaé (Assamm), Maria da Paz, como representante regional da categoria. Na abertura, o grupo de dança Portadores da Alegria se apresentou levando mais brilho à tarde que reuniu dezenas de artesãos fluminenses no Teatro Municipal de Macaé.
Visto como um viés importante para a economia, o artesanato tem hoje grande influência na renda familiar. “O artesanato é uma das mais belas representações culturais de um país. São manifestações que retratam gerações e gerações ao longo do tempo. Por isso, é importante que se leve em conta o aproveitamento de matérias-primas disponíveis na criação das peças, de forma a agregar valor ao produto visando interesse de mercado”, enfatizou a secretária de Cultura de Macaé, Tânia Jardim. O secretário de Trabalho e Renda, Leonardo Pessanha, mencionou a política pública do município, conceituada em autossustentabilidade para todos. “Apoiamos a construção de uma rede unindo a força de trabalho de todos os artesãos, e já considero a realização do seminário como um começo para esse objetivo maior”, disse.

A coordenadora de artesanato em Macaé, Maria da Paz, falou de projetos, de integração e de projeção para o futuro. “Cada peça que eu crio é como um filho, mas, após dar à luz ele já não é mais meu. Tudo que entra na rede pode ser copiado. Assim eu vejo nosso processo de criação. Não podemos ficar parados, só olhando, queremos produtividade”, ilustrou Maria da Paz, que desempenhou ainda o papel de cerimonialista no evento. Ela citou várias mulheres com papel importante para o artesanato local, entre elas, dona Magali Machado, que desenvolve trabalho de referência na comunidade das Malvinas há cerca de 10 anos.

Falando em nome da Faciart-RJ, o vice-presidente da Federação, Rafael Henrique, parabenizou o esforço de juntar os artesãos da região em torno de um projeto amplo que irá reforçar a produção e comercialização do artesanato, atendendo aos interesses da categoria e do mercado. Os benefícios de fazer parte de uma federação foram apresentados à platéia. O secretário de Cultura de Queimados, Marcelo Lessa e a secretária de Cultura de Carapebus, Dulce Cordeiro, tiveram participação ativa no seminário, e apostam nos efeitos positivos que virão com as novas parcerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário