quarta-feira, 29 de março de 2017

Vacinação contra a febre amarela prossegue em Macaé

2017-03-29 17:30:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de mulher sendo vacinada.
Foto: João Barreto
Imunização continua em três pontos de atendimento
Em 15 dias de vacinação contra a febre amarela, a Prefeitura de Macaé já imunizou 158.900 pessoas. A estratégia segue nesta quinta-feira (30), em três unidades de saúde, onde serão disponibilizadas 1.800 doses distribuídas da seguinte forma: Pronto Socorro Municipal, na Imbetiba: 1.000 doses; Pronto Socorro Aeroporto: 500 doses e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar: 300 doses.
Para receber a vacina é necessário apresentar comprovante de residência. A previsão da Secretaria de Estado de Saúde é que toda a população alvo do Rio de Janeiro esteja imunizada até dezembro.

A vacina é contraindicada para:

Gestantes, mulheres que estejam amamentando, pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados.

Pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde.

Pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defesa (nascidas com a pessoa ou adquiridas), assim como terapias imunossupressoras - quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo, indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes.

Pessoas que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillan Barrè, ELA, entre outras) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina.

Pacientes transplantados de medula óssea ou com histórico de doença do Timo e portadores de HIV com infecção sintomática ou valores de células T CD4 <200 por mm3.

Crianças menores de nove meses de idade, crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra Febre Amarela, neste caso o intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.

Pessoas com 60 anos e mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação - O médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.

Confira os endereços dos postos de vacinação:

Pronto Socorros da Imbetiba (1.000 doses) - R. Américo Peixoto, 310 – Imbetiba

Pronto Socorro do Aeroporto (500 doses) - R. Curunhango, 46 - Parque Aeroporto

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar (300 doses) - Avenida José Ferreira Machado S/N° - Lagomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário