quinta-feira, 30 de março de 2017

Guardas de endemia pedem apoio para desenvolver ações preventivas

    Acessos: 12
    A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, recebeu na tarde desta quinta-feira (30), cerca de 14 guardas de endemia da Vigilância em Saúde, para discutir melhorias de trabalho e salário, como equiparação com os agentes comunitários. No encontro realizado na Sala de Reuniões e que contou com a presença dos secretários de Saúde, Linaldo Lyra e de Governo, Márcio Pessanha, além da assessora de Planejamento, Delba Barros, ficou decidido que a categoria vai receber benefícios a partir de abril para a realização de suas atividades.
    Os guardas de endemia atuam em todo o município, participando de programas preventivos contra a dengue, chikungunya e zika vírus, febre amarela, carrapato e a raiva animal, entre outros, com visitação domiciliar para aplicação de larvicidas e distribuição de panfletos educativos.
    Os recursos que são encaminhados pelo Ministério da Saúde aos municípios também foram debatidos na reunião, quando foi esclarecido que o montante recebido é para complementar as distorções, equiparando os salários pagos ao piso nacional da categoria, além de ser utilizados em ações de saúde, explicou  Delba Barros.
    A prefeita Fátima, disse que a secretaria municipal de Saúde já faz um estudo sobre a atual situação dos guardas de endemia, e destacou que se empenha dentro da realidade do município para permitir melhorias para todos. “Conheço o trabalho de cada um de vocês, que saem todos os dias de porta em porta, sob o sol e a chuva, para garantir o bem-estar da população. Desde que assumimos o governo, temos dialogado com várias categorias, ouvindo suas reivindicações e buscando soluções”, disse.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário