sábado, 4 de março de 2017

Cinco mil alunos voltam às aulas na Cidade Universitária

2017-03-02 12:36:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
interior de cidade universitária
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Retorno ao campus acontece nesta segunda-feira, dia 6
A Cidade Universitária receberá 5.016 alunos na volta às aulas em março nas três Instituições de Ensino Superior que compõem o campus: Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As aulas recomeçam na FeMASS e UFRJ no dia 6 de março (segunda-feira) e, na UFF, em 20 de março. Somando os alunos que voltam às aulas no segundo semestre, o total de alunos no campus sobe para 5.481 diariamente estudando na Cidade Universitária.
Na FeMASS, a aula inaugural para os calouros deste primeiro semestre será às 18h30, no Auditório Claudio Ulpiano, com a palestra "A Importância da Prática do Estudo no Cotidiano do Aluno do Ensino Superior", ministrada pela professora doutora Andréa Giglio Bottino. A faculdade terá, este ano, 200 novos alunos para o primeiro semestre, sendo 50 por curso, e mais 150 para o segundo semestre quando não haverá turma nova de Matemática. A FeMASS fechou o ano de 2016 com 975 alunos matriculados.

A FeMASS oferece os cursos de Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. Dos alunos ativos em 2016, 284 são de Administração, 216 Sistema de Informação, 379 Engenharia de Produção e 96 Matemática. Já passaram pela FeMASS em torno de 3.300 alunos – até 2007 só havia o curso de Sistemas de Informação, iniciado em 2004. Os cursos de Engenharia e Administração são os mais procurados, geralmente, com nove e cinco candidatos por vaga, respectivamente.

A UFRJ - campus Macaé oferecerá as boas vindas aos calouros do primeiro semestre letivo no Auditório Cláudio Ulpiano, nos dias 7 e 8 de março. A recepção dos calouros será aberta pela diretora do campus UFRJ-Macaé, professora Arlene Gaspar. Haverá apresentação sobre a estrutura e organização do campus e alguns setores da prefeitura. Durante o evento, será realizada ainda campanha de doação que tem o intuito de arrecadar livros de literatura para a Escola Estadual Raquel Reid. Interessados em doar podem procurar o Setor de Ensino e Integração Acadêmica, na sala 103, Bloco C, na Cidade Universitária.

A UFRJ começa o ano com 345 novos alunos e mais 225 no segundo semestre. Além desses, são 2.143 alunos matriculados e mais 1.593 entre 467 formados. As formas de acesso são o Enem/Sisu, transferência externa com concurso destinado a graduandos de outras universidades e transferência interna/mudança de curso para alunos da própria universidade que desejam mudar de curso ou polo. Os cursos mais procurados são Medicina, Enfermagem e Obstetrícia e Nutrição. A UFRJ-Macaé também realiza ingressos nos dois semestres. As exceções são o curso de Engenharia e Licenciatura em Química, cuja entrada é só no primeiro semestre, e Bacharelado em Química, cuja entrada é só no segundo semestre. A universidade oferece 11 cursos de graduação (bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e em Química; Enfermagem e Obstetrícia; Farmácia; Medicina; Nutrição; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; e Engenharia de Produção) e cinco cursos de pós-graduação a nível de Mestrado e Doutorado.

UFF - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE – A UFF-Macaé/Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) receberá 170 novos alunos no primeiro semestre, sendo 60 para Direito, 60 para Administração e 50 para Ciências Contábeis, e mais 110 no segundo - 60 para Direito e 50 para Ciências Contábeis. O curso de Administração oferece vagas apenas para o primeiro semestre de cada ano.

Atualmente, a universidade tem 1.213 alunos com matrículas ativas (569 de Direito, 344 de Administração e 300 de Ciências Contábeis) e já formou em Macaé 1.899 alunos, sendo 249 de Direito, 450 de Administração e 1.200 de Ciências Contábeis. A forma de acesso é o Sisu, com duas entradas por ano, e existe também o Reingresso.

Este ano a UFF inicia no município cursos de pós-graduação: Logística e Gestão Empresarial, ambas no curso de Administração; e o curso de Ciências Contábeis terá MBA em Controladoria e Finanças. As inscrições estão abertas. A universidade pretende, até o fim deste ano, implantar também MBA em Planejamento e Gestão Tributária.

O ICM foi criado, definitivamente, em maio de 2013 e, desde então, a UFF não para de crescer no município, oferecendo ainda ações de pesquisa e extensão universitária.

.A FeMASS, a UFF e a UFRJ funcionam na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Santos, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros, e, juntas, são referências em Macaé: Cidade do Saber e do Conhecimento, em convênio com a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário