sábado, 25 de março de 2017

Dia Mundial da Água tem ações no Município

Foto: Jorge Ronald
Limpeza do rio aconteceu no Dia Mundial da Água
Foto: Jorge Ronald
Os estudantes Caíque, Priscila e Milaine participaram da ação nesta quarta-feira, dia 22
Foto: Jorge Ronald
Um barco foi utilizado na limpeza, que contou com apoio da Guarda Ambiental
O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta quarta, dia 22, em Rio das Ostras. A data acontece com o objetivo de despertar e conscientizar as pessoas para a Educação Ambiental. No Município, a programação foi coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio da Secretaria de Educação e da Guarda Ambiental. 

A semana começou com palestra sobre importância da água e dos mangues. Também aconteceram oficinas com produção de sabão ecológico e reuso de sucatas. Porém, o ponto alto das atividades foi a ação e a limpeza do mangue, que aconteceu nas proximidades do Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras. 

A limpeza do mangue que margeia o rio das Ostras contou com a participação da comunidade e de alunos do Colégio Municipal Professora América Abdala e da Núcleo Educacional Estrela do Saber. Um barco foi utilizado para coletar os materiais que estavam flutuando na água. 

Os estudantes Caíque Mendonça, Priscila Ribeiro e Milaine Carvalho participaram da ação, que recolheu aproximadamente meia tonelada de material inservível depositado às margens do rio. Para Caíque, é fundamental ter consciência e evitar o descarte de lixo nas áreas de preservação. “A água é muito importante para nós e precisamos preservar esse bem valioso”, disse o estudante. 

Na mesma linha de pensamento, a colega de aula Milaine já tem a resposta pronta quando a pergunta é preservação. “Cada um tem que fazer sua parte. Fico triste quando passo por aqui e vejo tanto lixo lançado de forma errada. É preciso ajudar a natureza”, destacou. 

Para a professora Silvia Almeida, que acompanhou as crianças durante a ação, é fundamental trabalhar essa consciência em sala de aula. “Não podemos apenas falar desse tema em datas específicas. Temos que tocar nesse assunto ao longo do ano letivo, dar bons exemplos e incentivar os alunos a ter consciência ambiental a todo tempo”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário