domingo, 26 de março de 2017

Estação de Integração começou a funcionar neste sábado

2017-03-25 16:27:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: João Barreto
Objetivo é agilizar o transporte público, reduzindo o tempo de embarque e desembarque
A primeira Estação de Integração de ônibus do município, montada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, entrou em operação neste sábado (25), em fase de teste, na praça Veríssimo de Melo. A estação tem o objetivo de oferecer agilidade e comodidade aos usuários do transporte público. Segundo cálculos de técnicos da secretaria, atualmente, um ônibus leva sete minutos no ponto para embarque e desembarque dos passageiros. Com a implantação do sistema, a meta é que o tempo seja entre 30 segundos e um minuto.
Com 50 metros de extensão por 2,5 metros de largura, totalizando 125 metros quadrados, a estação foi testada e agradou aos passageiros. "Ficou muito bom. Assim, ganhamos tempo, o que hoje é muito importante", disse o passageiro Luiz Santana. A estação funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas e nos demais horários funcionará normalmente como um ponto de ônibus

A entrada da estação tem duas bilheterias e, entre elas, local de acesso de quem possui gratuidade e cadeirantes. Ao efetuar a compra, o passageiro segue por uma catraca e chega ao interior da estrutura. Com um sistema de segurança para o passageiro, a estação possui câmeras funcionando 24h e seguranças no local.

Diferente dos terminais, a Estação de Integração é menor, com ônibus em trânsito. As linhas que passam por ela ganham tempo, o que resulta em mais viagens. Exemplo: uma linha do Lagomar X Centro conseguirá produzir em torno de 12 % a mais no número de viagens por dia.

Para Joelma Barbosa, usuária de transporte público e assistente operacional da Sit, o novo sistema vai dar dinamismo e praticidade "É ótimo. Acredito que irá aliviar o terminal e trará maior rapidez", disse.

Os passageiros que chegarem ao local serão recepcionados por uma equipe de apoio, podendo tirar dúvidas. Painéis informativos também constam no local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário