sábado, 25 de março de 2017

Governo brasileiro diz que China reabrirá seu mercado para carne nacional

AFP / Yasuyoshi ChibaO ministério informa que as únicas restrições ainda em vigor dizem respeito aos produtos dos 21 frigoríficos investigados.
A China, um dos principais mercados consumidores da carne brasileira, decidiu retomar as importações desses produtos, informou neste sábado o ministério da Agricultura.
"A China anunciou hoje a reabertura total do mercado de carnes brasileiras. Trata-se de atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e uma vitória de nossa capacidade exportadora", afirmou o ministro Blairo Maggi, citado no comunicado.
O ministério informa que as únicas restrições ainda em vigor dizem respeito aos produtos dos 21 frigoríficos investigados.
O Brasil é o maior exportador do mundo de carne de boi e de frango, e o caso, que afeta em particular dois gigantes do setor - JBS e BRF -, sacudiu um dos setores mais fortes de sua economia, em recessão desde 2015.
A China é o segundo comprador de carne bovina brasileira, atrás de Hong Kong, com mais de 703 milhões de dólares de importações em 2016. Quanto à carne de frango, o país asiático importou quase 859,5 milhões de dólares.
O escândalo teve início quando a Polícia Federal revelou que grandes exportadores corrompiam funcionários públicos para certificar a carne avariada como própria para consumo.
Até o momento, mais de 20 mercados restringiram a entrada ou intensificaram seus controles sobre as carnes brasileiras e as vendas para o exterior caíram de 63 milhões de dólares diários para apenas 74 mil dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário